ONU reconhece progressos conquistados depois da guerra

Fotografia: Eduardo Pedro

Fotografia: Eduardo Pedro

O secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED), Mukhisa Kituyi, concluiu uma visita de trabalho de três dias a Angola, no âmbito do reforço da cooperação entre o Governo angolano e aquele organismo das Nações Unidas.

No Aeroporto 4 de Fevereiro, Mukhisa Kituyi e a delegação que o acompanhou receberam cumprimentos de despedida de altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores e do sistema das Nações Unidas em Angola.
Durante a sua permanência em Luanda, o diplomata queniano desenvolveu uma extensa agenda, com destaque para o encontro com o Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, com quem discutiu a cooperação para elevar Angola à categoria da ONU de País de Rendimento Médio. No final da audiência, o secretário-geral da CNUCED reafirmou o compromisso no processo que Angola está a empreender para transitar da categoria de País Menos Avançado para nação de Rendimento Médio. O alto funcionário da ONU afirmou que “Angola é um país forte e pode caminhar sozinho depois de 2018”, altura que pode mudar de categoria, sublinhando que existem países que saíram da categoria de Países Menos Avançados, numa situação muito mais débil que Angola.
Ainda no cumprimento do seu programa de visita ao país, o responsável da ONU manteve encontros de trabalho com os ministros das Relações Exteriores, Georges Chikoti, da Economia, Abraão Gourgel, e das Finanças, Armando Manuel, durante os quais as partes passaram em revista questões de âmbito bilateral e multilateral.
Antes de deixar Luanda, Mukhisa Kituyi e a secretária de Estado para a Cooperação, Ângela Bragança, rubricaram um Memorando de Entendimento destinado ao reforço da  cooperação entre as autoridades angolanas e este órgão da ONU.

FacebookTwitterGoogle+