Angola e Espanha preparam acordos

Fotografia: Samy Manuel

Fotografia: Samy Manuel

Angola e Espanha podem assinar em breve vários acordos a nível político, económico, cultural e social, anunciou a embaixadora daquele país europeu, após ser recebida pelo presidente do Tribunal de Contas, Julião António.

Julia Alicia Olmo disse que as relações entre os dois países são óptimas, mas que o objectivo do Governo do seu país é alargá-las a outros sectores e que foi nesse contexto que pediu um encontro com o presidente do Tribunal de Contas. A embaixadora revelou ter convidado Julião António a visitar este ano Espanha e que pretendia conhecer o funcionamento do Tribunal de Contas, assim como os objectivos pelos quais foi criado.
O Tribunal de Contas de Angola, disse, tem um prestígio muito grande em África, enquanto instituição profissional que trabalha tanto no controlo das contas como na fiscalização da contratação pública. A diplomata considerou a instituição muito importante para a consolidação da democracia.
Na semana passada, delegações de Angola e Espanha discutiram, em Madrid, o estado das relações políticas, económicas e de cooperação entre os dois países, no quadro da primeira reunião de consultas bilaterais. Chefiadas pelos respectivos secretários de Estado das Relações Exteriores, as delegações avaliaram possíveis linhas de coordenação e colaboração no Conselho de Segurança das Nações Unidas, órgão de que os dois países fazem parte no biénio 2015/ 2016. As partes avaliaram alguns acordos em vias de assinatura.

FacebookTwitterGoogle+