Aberta a Jornada da Paz

Fotografia: Nicolau Vasco

Fotografia: Nicolau Vasco

As actividades alusivas ao 4 de Abril, dia da assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, foram abertas em Menongue, no Cuando Cubango, pelo vice-governador para o sector Político e Social, Pedro Camelo, durante uma palestra com a participação de efectivos da Quinta  Divisão da infantaria das Forças Armadas Angolanas.

Pedro Camelo destacou que esta data é “uma das maiores conquistas do povo angolano após a Independência Nacional”. Disse que o 4 de Abril marcou uma etapa decisiva no processo político e desenvolvimento de Angola.
“Por este facto, o 4 de Abril foi instituído como feriado nacional e passou a ser uma referência histórica importante na luta do povo angolano, pela sua dignificação e construção de uma sociedade próspera”, destacou o vice-governador, para quem o país vive hoje um momento particularmente importante da sua história, “nunca antes experimentado, mesmo num passado longínquo e desde o nascimento de Angola como um Estado independente e soberano”.
Pedro Camelo recordou que a paz foi alcançada sem imposição de forças externas e resultou, sobretudo, da vontade dos angolanos, que entenderam que havia a necessidade de cessação das hostilidades e encetar o processo de conclusão das tarefas remanescentes do processo de Lusaka, para o estabelecimento da paz e a consequente reconciliação e reconstrução do país.
“Por esta razão a paz conseguida no Luena corresponde aos interesses mais legítimos do povo angolano e está a ser consolidado dia-a-dia pelos angolanos, através de acções e atitudes práticas. É dever de todos contribuir para que este processo seja irreversível”, concluiu .

FacebookTwitterGoogle+