Adido Cultural realiza visita de cortesia à Fundação Calouste Gulbenkian

O Adido Cultural foi recebido em visita de cortesia na Fundação Calouste Gulbenkian, pela Directora para as Parcerias para o Desenvolvimento, Dra. Maria Hermínia Cabral.

Com sede em Lisboa, a Fundação tem delegações em Paris e Londres. Possui diversos equipamentos, como o instituto Gulbenkian da Ciência, a biblioteca, o museu, salas de congressos e espetáculos, onde recentemente expôs o artista plástico angolano António Olé e actuou o músico Waldemar Bastos. A orquestra e o coro da Gulbenkian são amplamente conhecidos pelo grande público.

No encontro, a Directora deu a conhecer todo o trabalho desenvolvido pela instituição em Portugal e no mundo, bem como o seu vasto programa de atividades culturais, educativas e científicas. A fundação desenvolve um grande número de projectos, muitos em parceria com instituições de vários países. A título de exemplo, a Gulbenkian, em parceria com o Ministério da Saúde, instalou no Bengo o CISA - Centro de investigação e Saúde de Angola – em 2007 , com o objetivo de contribuir para um melhor conhecimento das doenças e problemas de saúde que afectam o país, como a malária, a tuberculose, o VIH-SIDA, as “doenças negligenciadas” como a schistossomíase, as filaríases, as helmintíases; e as doenças não-transmissíveis, como as cardiovasculares.

IMG_20180523_162707Na foto, a Directora para as Parcerias e Desenvolvimento da Gulbenkian, Dra. Hermínia Cabral e o Adido Cultural da Embaixada de Angola em Portugal, Dr. Luandino Carvalho.

A membro da direcção da Gulbenkian, referiu que no âmbito do programa educativo, a instituição atribui apoios e bolsas a determinadas áreas, salientando que neste momento vigora um concurso de apoio à mobilidade internacional, de artistas naturais e residentes nos PALOP, nas áreas das artes visuais (incluindo imagem e artes plásticas), de curadoria e dança. O concurso tem como objetivo apoiar a participação de artistas dos PALOP, em programas de residências artísticas, em África ou em Portugal, através da atribuição de subsídios de viagem.

Iniciou a 21 de Maio e encerra a 29 de Junho de 2018, devendo os candidatos ser selecionados, ou estar em fase de seleção, para as residências artísticas nas áreas elegíveis no regulamento, em África ou em Portugal. Para mais informações contactar a Fundação Calouste Gulbenkian pelo telefone: +351 21 782 3231.

Hermínia Gulbenkian No final do encontro, o Adido Cultural ofereceu uma peça de artesanato à Directora para as Parcerias e Desenvolvimento da Gulbenkian.

 

 

 

 

 

FacebookTwitterGoogle+