Ajuda à RCA é urgente

Fotografia: Santos Pedro
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, pediu ontem, em Genebra, Suíça, “urgência” à comunidade internacional nos esforços para ajudar cidadãos que se encontrem em situação humanitária grave na República Centro Africana (RCA).
Fernando da Piedade Dias dos Santos, que participou no debate do “Ponto de Urgência” da Assembleia da União Interparlamentar (UPI) para analisar a situação política e humanitária, pediu ainda ajuda para a estabilidade das instituições políticas na República Centro Africana (RCA).
“Há um governo interino que precisa de apoio para poder exercer o seu poder em todo território”, disse Fernando da Piedade Dias dos Santos. “A questão mais preocupante para os africanos neste momento é a situação da Republica Centro Africana”, disse, acrescentando que com a indicação da Presidente da República interina naquele país dá sinal de que com “apoio concreto e sério pode encontrar-se uma solução para sair da crise”.
Inicialmente, a Assembleia da União Interparlamentar tinha agendado para o “Ponto de Urgência” três proposta apresentada pelo Uruguai, Marrocos e a Síria. O Uruguai tinha proposto para debate “A guerra cibernética: uma seria ameaça à segurança global”, Marrocos propôs a “Situação na República Centro Africana” e a Síria apresentou “O papel dos parlamentos e da UIP no combate ao terrorismo”.
Os parlamentares votaram a favor da discussão da proposta apresentada por Marrocos. O debate contou com a participação de mais de cem líderes parlamentares de todo o mundo.
Cooperação com São Tomé
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e o presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Alcino Pinto, analisaram ontem a cooperação parlamentar entre os dois países, à margem da 130.ª Assembleia da União Interparlamentrar.
No final do encontro, Alcino Pinto declarou: “Falámos da agenda de trabalho dos dois parlamentos, a realidade de Angola e de São Tomé e Príncipe, com destaque para a tarefa de governação”.
Alcino Pinto disse que os dois países defendem a necessidade de continuarem a concertar posições em fóruns internacionais em que Angola e São Tomé e Príncipe têm assento.
O presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe anunciou que Fernando da Piedade Dias dos Santos aceitou um convite para visitar, em Junho, aquele país. “Apesar de termos acertado, a data para a visita está condicionada à nossa situação política interna, porque vamos ter eleições em breve. Logo, carecem de confirmação”, disse Alcino Pinto.
A delegação dos deputados angolanos participou ontem no debate da Comissão Permanente de Desenvolvimento Sustentável, Finanças e Comércio. Durante o debate, os parlamentares defenderam a necessidade de investir nos programas do Meio Ambiente.
Os deputados questionaram sobre o papel concreto dos parlamentos na prevenção dos desastres naturais e instaram os governos e parlamentos a tomarem medidas dinâmicas para a prevenção das catástrofes naturais.
Os deputados recomendaram aos países que façam pressões nos parlamentos no sentido de aplicarem o Protocolo de Quioto.
A Assembleia da União Interparlamentar, que decorre sob lema “Renovar o nosso compromisso ao serviço da paz e da democracia”, termina amanhã.