Angola acolhe heróis cubanos

Fotografia: AFP

Fotografia: AFP

Os cinco cubanos que durante 16 anos cumpriram penas de prisão na Florida, Estados Unidos da América, acusados de espionagem, são aguardados hoje em Luanda, para uma visita de trabalho e de amizade de três dias a Angola.

Durante a visita, António Guerreiro, Fernando González, Ramón Labañino, Gerardo Hernandez e René González, \”Heróis da República de Cuba\”,  reúnem-se com dirigentes do MPLA e visitam algumas províncias do país.
Segundo um comunicado do Comité Central do MPLA esta se enquadra  nos “excelentes laços de amizade e de solidariedade” entre Angola e Cuba, que remontam ao período da luta de libertação nacional. Alguns dos integrantes da delegação trabalharam em Angola.
O programa prevê uma visita ao Memorial Doutor Agostinho Neto,  visita  de cortesia ao vice-presidente do partido, Roberto de Almeida e   deposição de uma coroa de flores no túmulo do comandante Raúl Dias Arguelles, no cemitério do Alto das Cruzes.
Amanhã de manhã, os “Heróis da República de Cuba”  em grupos separados às províncias de Cabinda e da Huíla, onde três deles combateram, no quadro da sua missão de apoio ao Estado angolano, logo após à proclamação da Independência.
Está agendado um encontro com a comunidade cubana a trabalhar em Angola, assim como uma recepção na sede nacional da Organização da Mulher Angola, OMA.
A vinda a Angola dos cinco “heróis antiterroristas” é uma resposta ao convite de sectores da vida sociopolítica angolana, entre eles o MPLA, o Parlamento, organizações de solidariedade com Cuba e a Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos (LAASP). Angola é a terceira etapa da digressão africana de “Los Cinco”, depois depois de já terem estado na África do Sul e da Namíbia.
Quatro membros do grupo fizeram parte do contingente militar cubano que, em apoio às ex- FAPLA, derrotaram as forças invasoras do  o regime do apartheid  da África do Sul que invadiram o  país. Em Angola, organizações sociopolíticas fizeram apelos para a sua libertação.

FacebookTwitterGoogle+