Angola acolhe próxima cimeira ACP

UM ÂNGULO DA MARGINAL DA CIDADE DE LUANDA FOTO: FRANCISCO MIÚDO

UM ÂNGULO DA MARGINAL DA CIDADE DE LUANDA
FOTO: FRANCISCO MIÚDO

10 Dezembro de 2019 | 11h45 – Actualizado em 10 Dezembro de 2019 | 11h51

A República de Angola foi escolhida para acolher a 10ª Cimeira dos países ACP, em 2022 – foi anunciado hoje, em Nairobi, Quénia, na cerimónia de encerramento da 9ª reunião de cúpula dessa organização.

A escolha foi feita pelos participantes da 9ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), que remeteram a indicação da data definitiva da cimeira, a decorrer na capital angolana, Luanda, à próxima Sessão do Conselho de Ministros.

Na segunda-feira, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, diante de representantes dos países de ACP, tinha manifestado a disponibilidade de Angola em acolher a 10ª Cimeira da organização.

Na cimeira ora terminada, Georges Chikoti foi eleito secretário-geral ACP, que deixa de ser designada grupo e passa a organização.

As cimeiras dos Estados de ACP ocorrem em média a cada dois ou três anos em um Estado-Membro. Elas dão aos líderes da organização, com 79 membros, a oportunidade de rever os principais desenvolvimentos de interesse e preocupação os integrantes da mesma no cenário internacional em geral, e nos Estados ACP, em particular.

A primeira Cúpula de Chefes de Estado e de Governo dos países ACP foi realizada em Libreville, Gabão, em 6 e 7 de Novembro de 1997, durante a qual os seus líderes comprometeram-se em reunir-se regularmente.

Consequentemente, os ACP passaram a realizar a sua cúpula em média a cada dois anos.

De 25 a 26 de Novembro de 1999, reuniram-se em Santo Domingo (República Dominicana), em 18 e 19 de Julho de 2002, em Nadi (Fiji),  e de 23 a 24 de Junho de 2004, em Maputo (Moçambique).

Em 7 e 8 de Dezembro de 2006, a cimeira realizou-se em Cartum (Sudão), de 2 a 3 de Outubro de 2008, em Accra (Ghana), de 13 e 14 de Dezembro de 2012, em Malabo (Guiné Equatorial), e de 31 de Maio a 1 de Junho de 2016, em Port Moresby (Papua Nova Guiné).

A organização dos Estados da África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP) foi criada pelo Acordo de Georgetown, em 1975. Os seus principais objectivos concentram-se no desenvolvimento sustentável de seus Estados-Membros e na sua integração gradual na economia global.

A coordenação das actividades da organização, no âmbito da implementação dos acordos de parceria ACP-UE, na consolidação da unidade e solidariedade entre os países ACP e no estabelecimento e consolidação da paz e estabilidade em uma sociedade livre e democrática são outros propósitos da organização.

FacebookTwitterGoogle+