Angola com stock para acudir doentes de HIV

Secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda

Angola dispõe de stock de medicamentos suficiente para acudir os doentes de HIV, durante 10 meses, disse, esta quinta-feira o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Conforme o responsável,  que falava numa webinar no quadro do Dia Mundial de Luta contra o HIV, o stock de retroviral é  suficiente para atender a demanda de pacientes que procuram pelos serviços dos centros públicos.

Dados disponíveis indicam que Angola  tem pelo menos 340 mil pacientes de HIV, sendo que 119 mil são mulheres.

Franco Mufinda, os pacientes podem fazer o levantamento dos seus medicamentos para três meses, de forma a evitar enchentes nos postos de levantamento.

Em Angola, segundo dados do Ministério da Saúde (Minsa), durante o primeiro semestre do ano em curso, foram registados 18 mil novos casos de HIV-SIDA.

Trata-se de um registo resultante de um milhão 46 mil e 908 testes realizados nos diversos centros de diagnóstico e unidades sanitárias.

Comparativamente ao mesmo período de 2020, houve uma redução, tendo em conta o registo de 26 mil casos positivos em 920 mil 620 pessoas testadas.

Segundo ainda os dados do Ministério da Saúde, dos novos casos, 94.4 por cento são adultos e 5.6 por cento crianças.

Para reverter o quadro, o governo tem como desafios a aquisição de mais testes e medicamentos para o tratamento de hepatites virais.

FacebookTwitterGoogle+