ANGOLA COM STOCK PARA VACINAR PÚBLICO ELEGÍVEL

O coordenador da Comissão Multisectorial de Prevenção e Combate e Prevenção contra à Covid-19, Francisco Pereira Furtado, confirmou, esta quarta-feira, a existência de um stock suficiente para vacinar o público-alvo sem preocupações.
Segundo o coordenador, que falava à imprensa no final de uma visita em alguns postos de vacinação, o país dispõe de um stock de mais de sete milhões de vacinas.
“Recentemente, recebemos um lote de 585 mil doses da Pfizer, uma doação dos EUA, e 456 mil doses da AstraZeneca, do Canadá “, lembrou.
Segundo o responsável, além dessas doações, o Executivo angolano fez uma aquisição de mais sete milhões de doses de vacinas da Sinopharm, que chegarão ao país em meados de Dezembro próximo.
Para o coordenador, essas vacinas vão garantir que, até Dezembro, se possa cobrir 60 por cento da população elegível nacionais e estrangeiros residentes.
Em relação ao armazenamento das vacinas, afirmou que há em todo o território nacional condições necessárias e refrigeração das mesmas.
Em Luanda, a vacinação está a decorrer no Instituto de Ciências Policiais Osvaldo Serra Van-Dúnem, na Zona Económica Especial (ZEE), no Centro Turístico Paz Flor, no Magistério Primário Mutu-ya-Kevela, na Casa da Juventude, no posto do KK 5000, no Centro Comercial Ulengo, no Campus Universitário, no Porto de Luanda, na centralidade do Sequele, no Zango V e no Complexo da Cidadela Desportiva.
As autoridades sanitárias prevêem vacinar 54 por cento da população, um total de 16.823.284 indivíduos maiores de 16 anos.
Cinco milhões e oitenta e seis pessoas já foram vacinadas em Angola desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, a 2 de Março último.
Em Angola foram criados 175 postos que administram as vacinas da AstraZeneca, simopharm, Sptunik e Johnson& Johnson.