Angola destaca progressos entre ONU e União Africana
05 Novembro de 2019 | 11h51 – Actualizado em 05 Novembro de 2019 | 18h24
O Representante Permanente de Angola junto da União Africana (UA), Francisco da Cruz, destacou segunda-feira (4) os progressos alcançados entre o Conselho de Segurança da ONU e o Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA, consubstanciados na realização de seminários conjuntos e reuniões consultivas anuais.
O diplomata angolano, que falava durante a visita de uma delegação do Conselho de Segurança da ONU à Representação Permanente de Angola junto da UA, em Addis-Abeba (Etiópia), considerou crucial o estabelecimento de um diálogo permanente, em que a Paz e Segurança estejam sempre no topo da agenda.
Durante o encontro, o embaixador Francisco da Cruz informou também aos seus interlocutores sobre a articulação e o trabalho de complementaridade feito entre as Comunidades Económicas Regionais e o CPS na resolução de conflitos, indica em nota o Serviço de Imprensa da Representação Permanente de Angola junto da UA.
Ao lado da Argélia, Burundi, Djibouti, Guiné Equatorial, Gabão, Quénia, Lesotho, Libéria, Marrocos, Nigéria, Rwanda, Serra Leoa, Togo e Zimbabwe, Angola cumpre desde 2018 um mandato de dois anos no CPS da União Africana.
À frente da delegação do Conselho de Segurança da ONU, Said Dinnit afirmou que a ida à Representação Permanente de Angola junto da UA teve como propósito colher impressões sobre progressos, desafios e dificuldades no âmbito da cooperação, especialmente na vertente Paz e Segurança, pois Angola desempenha “um importante papel” no continente.
Argelino de nacionalidade, Said Djinnit foi indigitado para de 4 a 8 de Novembro analisar com alguns países do CPS aspectos de interesse comum aos dois conselhos, fundamentalmente ligados à Paz e Segurança, Operações de Manutenção de Paz e Financiamentos.
Os dois conselhos estiveram reunidos em Outubro último, em Addis-Abeba, durante a 13ª Reunião Anual de Consulta Conjunta.