ANGOLA E BM PREPARAM RELATÓRIO SOBRE ECONOMIA AZUL

Vista parcial de uma praia

O Governo angolano e o Banco Mundial (BM) estão a trabalhar na preparação do relatório sobre as alterações climáticas,  desenvolvimento do país e economia azul, informou, esta quinta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.

Falando no habitual briefing do Ministério da Economia e Planeamento, frisou que, para o efeito, esse departamento ministerial reuniu com a equipa técnica do BM, para tratar de questões ligadas à participação de Angola na preparação do documento.

Referiu que o papel do MEP na elaboração deste relatório consiste em colocar à disposição do Banco Mundial dados estatísticos e informações atinentes ao impacto das alterações climáticas para o desenvolvimento económico de Angola e a estratégia do país para a economia azul (do mar).

Na ocasião, Milton Reis explicou que, em relação à Programação Macroeconómica Executiva para 2021 (2ª Revisão), o MEP, o Ministério das Finanças e o Banco Nacional de Angola concluíram o exercício de consistência das variáveis macroeconómicas para a revisão da PME 2021.

Detalhou que esta segunda revisão apresenta a evolução observada nas principais variáveis macroeconómicas, no I Semestre de 2021, tendo em conta a dinâmica do contexto internacional e a avaliação da eficácia das medidas de política económica adoptadas pelo Executivo.

Por outro lado, o responsável fez saber que está em curso a preparação da VI Reunião Ministerial entre o Governo da República de Angola e a União Europeia, que será antecedida de um Encontro técnico de Alto Nível, nos dias 19 e 20 de Outubro, em Bruxelas, para tratar da Cooperação Angola-União Europeia (UE).

O encontro tem como objectivo abordar questões sobre a diversificação da economia. Durante o mesmo,  serão analisados os possíveis progressos no quadro do Acordo de Parceria Económica SADC-UE,  o acordo de Facilitação de Investimento, e possibilidade de abertura de negócios para um Acordo no domínio da Pesca Sustentável.

Estarão também em abordagem a componente do Ambiente,  para identificar as sinergias entre a Estratégia Nacional de Angola em matéria de ambiente, Dimensão Externa do “Pacto Verde” da União Europeia (UE) e a definição de áreas de cooperação na esfera do Combate às Alterações Climáticas.

A Paz e Segurança regional (Grandes Lagos e SADC), bem como a segurança e defesa e o aprofundamento da cooperação na área da segurança marítima no Golfo da Guiné, são outros assuntos a serem analisados pelas partes.

Estarão no encontro, técnicos seniores dos ministérios da Economia e Planeamento, da Agricultura e Pescas, da Indústria e Comércio, das Relações Exteriores, da Cultura, Turismo e Ambiente, e o da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria.

FacebookTwitterGoogle+