Angola e Botswana afinam criação da Comissão Mista

EMBAIXADORA DE ANGOLA NO BOTSWANA, BEATRIZ MORAIS FOTO: FRANCISCO MIÚDO

EMBAIXADORA DE ANGOLA NO BOTSWANA, BEATRIZ MORAIS
FOTO: FRANCISCO MIÚDO

31 Outubro de 2019 | 14h59 – Actualizado em 31 Outubro de 2019 | 17h14

Angola e Botswana vão criar, no decurso do próximo ano, uma Comissão Mista Bilateral, que vai promover e reforçar a cooperação nos sectores da educação, saúde, minas e meio ambiente.

A informação foi avançada esta quinta-feira, em Gaborone, pela embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Antónia Manuel de Morais.

A diplomata angolana informou que os acordos de cooperação assinados, ao longo dos anos, entre os dois países serão revistos, após a criação dessa Comissão Mista Bilateral, prevista para o primeiro semestre de 2020.

Beatriz Morais indicou que a área dos diamantes, a par dos sectores da educação, saúde e meio ambiente são prioritárias na cooperação entre os dois Estados membros da SADC.

O Botswana, disse, é um grande produtor de diamantes a nível mundial e Angola poderá ganhar a experiência desse país não só na extracção, mas também na lapidação.

Notou, também, que o Botswana tem boas instituições de ensino que deverão oferecer cursos de inglês e em outras áreas do saber aos angolanos, no quadro de um Protocolo de Entendimento que será assinado, em breve, entre os ministérios da Educação e Ensino Superior dos dois países.

Beatriz Morais fez saber ainda que o Botswana enfrenta, actualmente, uma situação de superlotação de elefantes, sendo que a solução deverá passar pela transferência de alguns animais para Angola, depois de um acerto entre os dois Estados.

Relações Diplomáticas

A diplomata angolana, que durante vários anos trabalhou no Secretariado Nacional da SADC, considerou salutares as relações de cooperação entre os dois países, alicerçadas com a visita  do Presidente tswanes, Mokgweetsi Massisi, a Angola, em Abril de 2018 e Agosto de 2019.

As relações político-diplomáticas entre Angola e o Botswana remontam desde 18 de Fevereiro de 1976.

Com um Produto Interno Bruto (PIB) por habitante de mais de oito mil dólares, em grande parte alimentado pelos diamantes, o Botswana é um dos países mais ricos do continente africano.

Cercado pela África do Sul, Namíbia, Zimbabwe e Zâmbia, o Botswana tem uma população de 2,2 milhões e é considerado um dos países que mais cresce no continente e no mundo.

Comunidade angolana

A comunidade angolana no Botswana é muito reduzida, disse a embaixadora de Angola naquele país, Beatriz Morais.

Informou que, no âmbito do acordo assinado entre o governo angolano e a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, os angolanos que lá viviam foram repatriados.

Segundo a embaixadora, os angolanos que ficaram no Botswana adquiram nacionalidade tswanesa, uma vez que a lei do Botswana não permite dupla nacionalidade.

FacebookTwitterGoogle+