Angola e Cabo Verde analisam cooperação bilateral

Presidentes João Lourenço (à esq.) e de Cabo Verde, José Maria Neves (à dir.)/arquivo

Os presidentes de Angola, João Lourenço, e de Cabo Verde, José Maria Neves, abordaram, nesta segunda-feira, em Luanda, a cooperação entre os dois estados.

O primeiro dia de trabalho do Presidente cabo-verdiano em Angola iniciou no Memorial António Agostinho Neto, onde fez a deposição de uma coroa de flores e assinou o livro de honra.

Sábado, um dia antes de deixar o seu país com destino a Luanda, o Presidente José Maria Neves destacou o simbolismo que caracteriza a deslocação a Angola e manifestou o desejo de ver as relações entre os dois países “reforçadas e alargadas” a novos sectores.

Disse que existem “enormes potencialidades” e sublinhou o facto de Angola  já ter investimentos importantes em Cabo Verde no domínio da banca, das telecomunicações, dos combustíveis.

Na ocasião, José Maria Neves referiu que a intenção é alargar a cooperação para os sectores dos transportes (aéreos e marítimos), do turismo, do ensino superior, ciência/inovação, reforma do Estado e da Administração Pública.

O Chefe de Estado de Cabo Verde iniciou domingo uma visita de três dias a Angola, a sua primeira, de caracter de Estado, ao exterior, que considera um “sinal forte” no reforço das relações entre os dois países.

FacebookTwitterGoogle+