Angola e Cabo Verde juntos na aviação civil

Fotografia: Rogério Tuti

Fotografia: Rogério Tuti

Cabo Verde pretende alargar a cooperação com Angola aos sectores dos transportes aéreos e marítimos, telecomunicações e turismo, revelou ontem em Luanda o novo embaixador daquele país em Angola, Francisco da Veiga, no final de uma audiência com o Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, na Cidade Alta.

“Comuniquei ao Vice-Presidente da República a determinação e vontade de Cabo Verde de aprofundar e reforçar as excelentes relações que sempre existiram entre os dois Estados”, afirmou o diplomata à imprensa no final do encontro. Francisco da Veiga disse que vão merecer uma atenção especial durante o seu mandato o reforço das relações bilaterais, a migração e a interacção entre empresários dos dois países.

O embaixador cabo-verdiano elogiou o crescimento social e económico angolano, afirmando que estão reunidas todas as condições para que os empresários cabo-verdianos possam investir em Angola com toda a segurança.

Diálogo político

O embaixador cessante de Cabo Verde, Domingos Mascarenhas, reconheceu em Janeiro último em Luanda o nível “excelente” de diálogo político e diplomático entre o seu país e Angola. O diplomata, que falava à imprensa após um encontro com o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, referiu que o nível excelente de diálogo político e diplomático entre os dois Estados cria condições para que as relações bilaterais continuem a ser cada vez mais profícuas.

Domingos Mascarenhas, que na ocasião apresentou cumprimentos de despedida ao ministro das Relações Exteriores, reafirmou o interesse e a disponibilidade de Cabo Verde em trabalhar para que estas relações com Angola continuem sólidas. “Acho que nunca as relações entre Angola e Cabo Verde foram melhores que neste momento. Temos um conjunto de acções, quer no plano intergovernamental quer no plano da cooperação económica e empresarial, existindo perspectivas de que as relações num futuro muito próximo venham a conhecer um incremento maior”, disse.

Numa outra audiência, o Vice-Presidente da República recebeu o embaixador residente da República Árabe Saharaui Democrática, Sadik Bachir, com quem também abordou a cooperação bilateral. Sadik Bachir considerou “excelentes” as relações diplomáticas entre os dois Estados, que vigoram desde os primórdios da independência de Angola, em 1975.

O Sahara Ocidental é um território na África Setentrional, limitado a norte pelo Marrocos, a leste pela Argélia, a leste e sul pela Mauritânia e a oeste pelo Oceano Atlântico, por onde faz fronteira com a região autónoma espanhola das Canárias.  Com apoio de Angola, foi admitida em 1982 na então OUA.

FacebookTwitterGoogle+