Angola e Coreia vão reforçar cooperação

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL RECEBE EMBAIXADOR, CHANGSIK KIM, DA COREIA FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL RECEBE EMBAIXADOR, CHANGSIK KIM, DA COREIA
FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS

05 Agosto de 2019 | 18h17 – Actualizado em 05 Agosto de 2019 | 23h19

As Repúblicas de Angola e da Coreia pretendem reforçar as relações bilaterais ao nível de parlamentos e alargar a cooperação nos domínios político, cultural e desportivo, informou nesta segunda-feira fonte oficial.Em declarações à imprensa, o embaixador coreano, Kim Chang-sik, afirmou que questões relacionadas com o incremento das relações bilaterais e o alargamento da cooperação a vários níveis dominaram a audiência que lhe foi concedida hoje (5) pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

O diplomata coreano referiu que a embaixada da Coreia em Angola vai continuar a manter contactos com a  terceira comissão da Assembleia Nacional (Relações Exteriores), na sequência da visita ao país de uma delegação da Associação de Amizade Parlamentar  Coreia/ Angola.

União inter-parlamentar

Numa outra audiência, o presidente da Assembleia Nacional recebeu o convite para  uma delegação do parlamento angolano participar na 121.ª Assembleia Geral da União  Inter-parlamentar, a ter lugar em Outubro, em Belgrado, República da Sérvia.

Esta informação foi prestada pelo embaixador da Sérvia em  Angola,  Dragan Markovic, no término de uma  audiência que lhe foi concedida pelo líder parlamentar angolano.

Segundo o diplomata, o referido evento vai decorrer sob o tema “ O Reforço do Direito Internacional, o Papel e Mecanismos dos Parlamentos na Cooperação  Regional”.  Contará com a participação de 100 delegações de diferentes países.

No encontro foi, igualmente, abordado o reforço da cooperação  nos domínios da defesa e diplomacia, tendo na ocasião o embaixador sérvio ter enaltecido o papel de Angola na defesa da integridade e independência da Sérvia, na arena internacional.

Angola e a Sérvia estão a estudar mecanismos para o alargamento da cooperação nas áreas da educação, saúde e agricultura.

No domínio da agricultura, disse o diplomata, Angola poderá beneficiar da experiência deste país europeu e da formação de quadros neste sector.

FacebookTwitterGoogle+