Angola e EUA conciliam agendas para Dezembro

DELEGAÇÕES DE ANGOLA E DOS EUA DURANRE ENCONTRO EM ADDIS-ABEBA FOTO: CEDIDA

DELEGAÇÕES DE ANGOLA E DOS EUA DURANRE ENCONTRO EM ADDIS-ABEBA
FOTO: CEDIDA

27 Novembro de 2019 | 15h27 – Actualizado em 27 Novembro de 2019 | 15h23

Um encontro de concertação teve lugar terça-feira (26), em Addis-Abeba, Etiópia, entre delegações de Angola e dos EUA, no âmbito das respectivas presidências rotativas no Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) e no Conselho de Segurança das Nações Unidas, aprazadas para Dezembro.

Em nota de imprensa, a Representação Permanente de Angola Junto da União Africana refere que durante o encontro as duas partes concordaram em harmonizar, ao máximo, as suas agendas no concernente à paz, segurança e noutros assuntos de interesse comum.

O Representante Permanente de Angola junto da União Africana, Francisco da Cruz, destacou, entre os pontos do programa mensal, a reunião ministerial de 5 de Dezembro, em Luanda, para a qual são aguardados 15 chefes de diplomacia dos Estados Membros do CPS, mais os do Mali, Níger, República Centro Africana (RCA) e da República Democrática do Congo (RDC).

Por outro lado, a Representante Permanente dos EUA junto da União Africana, Jessica Lapenn, colocou ênfase na situação política do Sudão, manifestando interesse quanto aos mecanismos que a União Africana possui, nomeadamente o CPS, com vista a restauração da paz neste país.

Na reunião o diplomata angolano, Francisco da Cruz, foi coadjuvado pelo chefe interino do Secretariado do CPS, Amadou Diongue.

Participaram também do encontro a Representante Especial e chefe do Escritório das Nações Unidas junto da UA, Hanna Tetteh, e o Representante Permanente Adjunto do Reino Unido junto da UA, Jason Grimes, que, para o mesmo assunto foi recebido, em audiência, no período da manhã, por Francisco da Cruz.

O Reino Unido preside ao CS das Nações Unidas no mês de Novembro.

No início do deste mês, uma delegação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, chefiada pelo argelino Said Djinnit, esteve na Representação Permanente de Angola junto da União Africana (UA) para discutir aspectos da cooperação entre aquele organismo da ONU e o Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA.

FacebookTwitterGoogle+