Angola é exemplo de reconciliação – Presidente do Botswana

FOTO: FRANCISCO MIÚDO

FOTO: FRANCISCO MIÚDO

O Presidente do Botswana, Seretse Khama Ian Khama, afirmou nesta terça-feira, em Luanda, que Angola é um exemplo de reconciliação, da qual a África devia orgulhar-se.

“Nós, no Botswana, sempre admiramos este país. Durante o período da guerra fria, Angola teve razão de se tornar uma grande esperança e um país de tranquilidade”, expressou.

Ao intervir na sessão solene de recepção, no Parlamento, disse que este processo teve grande contributo do Parlamento, ao adoptar o texto da Constituição, em 2010. Esta referência, referiu, comparada a muitas tarefas que foram levadas a cabo nos últimos cinco anos, no Parlamento, foi “a manifestação clara do cumprimento da necessidade de estabelecer uma instituição forte de governação”.

Ressaltou a coragem dos deputados de porem de lado as diferenças partidárias, para trabalhar de forma unida sobre a mesma Constituição. ”Vocês ofereceram um grande prémio ao povo de Angola no reconhecimento de que o sangue derramado não foi em vão”, exprimiu.

Disse que os deputados “criaram, na separação de poderes, a interdependência das funções de governo” e, desta forma, “colocaram as fundações necessárias para uma sociedade”. No seu entender, o Parlamento Angolano adoptou leis que avançam a construção da sociedade e mantêm o “feed back” do crescimento da economia e do desenvolvimento das estruturas do país”.

Frisou que o seu país aplaude o progresso de Angola, tendo felicitado o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e o povo angolano, pelo contributo em prol da consolidação da paz e segurança.

Para si, Angola tem um grande potencial para partilhar, com o seu país, laços económicos no domínio da agricultura. Referiu que o país tem locais históricos que demonstram os sacrifícios prestados pelos filhos de Angola e dignificam o preço da liberdade, tal como o Museu Militar e o Memorial Agostinho Neto.

O presidente do Botswana está em Angola desde segunda-feira, a convite do seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos. As delegações dos dois países iniciaram nesta terça-feira negociações a vários níveis, tendentes ao reforço da cooperação.

FacebookTwitterGoogle+