Angola e Itália incrementam cooperação

Delegações de Angola e Itália FOTO: HENRI CELSO

Delegações de Angola e Itália
FOTO: HENRI CELSO

 

 

 

 

 

 

 

 

06 Fevereiro de 2019 | 19h05 – Actualizado em 06 Fevereiro de 2019 | 20h25

Um Memorando de Entendimento, que visa reforçar a cooperação económica entre Angola e a Itália, foi rubricado esta quarta-feira, em Luanda, pelo Ministério das Finanças e pela Cassa Depositi e Prestiti, uma instituição financeira daquele país europeu.

O acordo foi assinado pelo director do gabinete de Intercâmbio do Ministério das Finanças, Manuel  Pedro (Angola), e pela responsável para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento da instituição italiana, Antonella  Baldina (Itália), no âmbito da visita de Estado  de  três dias do Presidente da Itália, Sérgio Mattarella.

O entendimento visa promover o reforço de cooperação económica e comercial em sectores como o do turismo, agro-negócio, pesca e energia, cujo destaque recai para o desenvolvimento de fontes energéticas renováveis.

No mesmo quadro, prevê-se o desenvolvimento de projectos integrados de produção agrícola sustentável, transformação industrial e distribuição alimentar, com a finalidade de aumentar a auto-suficiência agro-alimentar e reduzir as importações.

Em declarações à imprensa, após a assinatura, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Itália, Enzo Moavero, disse que o memorando vai permitir acompanhar o desenvolvimento de Angola e a concretização de acordos existentes.

Por outro, o ministro italiano disse ser igualmente interesse do seu governo reforçar a cooperação com Angola no domínio da cultura, que no seu entender é uma das áreas que precisa ser explorada.

Testemunharam a assinatura do documento os ministros angolanos das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e o das Finanças, Archer Mangueira, bem como o titular  do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Itália, Enzo Moavero.

FacebookTwitterGoogle+