Angola e Polónia negociam supressão de vistos em passaportes

SECRETÁRIO DE ESTADO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, TÉTE ANTÓNIO (À DIR.) E O HOMÓLOGO POLACO, MAREK MAGIEROWSKI FOTO: PEDRO PARENTE

SECRETÁRIO DE ESTADO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, TÉTE ANTÓNIO (À DIR.) E O HOMÓLOGO POLACO, MAREK MAGIEROWSKI
FOTO: PEDRO PARENTE

24 Maio de 2018 | 16h23 – Actualizado em 24 Maio de 2018 | 16h23

As autoridades angolanas e polacas estão a trabalhar para a celebração de um acordo de supressão de visto em passaportes diplomáticos e de serviço, a ser concluído este ano.

Este facto foi revelado à imprensa pelo secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), Téte António, no final de um encontro com o homólogo da Polónia, Marek Magierowski.

Para o secretário de Estado do Mirex, as consultas políticas entre os dois países acontecem num momento em que é do interesse de Angola incrementar a cooperação existente, ao mesmo tempo que considera a Polónia um país amigo.

Segundo Téte António, o incremento da cooperação tem como base os instrumentos jurídicos já rubricados entre os dois países, um dos quais resultou na construção e no apetrechamento da Academia de Pesca, no Namibe.

Por sua vez, o ministro polaco informou que o encontro com o governante angolano teve como foco a cooperação económica.

“Temos uma forte presença de empresas polacas em Angola e esperamos mais empresas angolanas na Polónia. Existem planos muito ambiciosos neste domínio”, frisou.

De igual modo, acrescentou o momento foi aproveitado para dialogar sobre a presença da Polónia no Conselho de Segurança da ONU, na condição de membro não permanente.

FacebookTwitterGoogle+