Angola e Portugal reforçam cooperação no domínio da Defesa
Luanda – Os ministros da Defesa de Angola, Salviano de Jesus Sequeira, e de Portugal, João Gomes Cravinho, reafirmaram nesta terça-feira, em Luanda, o interesse em reforçar a cooperação no domínio militar.
O governante angolano considerou prioritária, no quadro da modernização das Forças Armadas, a cooperação nas áreas das tecnologias de informação e de inventariação e catalogação de material.
Considerou uma mais-valia a cooperação com Portugal, facilitada pela língua, no quadro do fortalecimento das FAA, como sustentáculo da paz em Angola, da justiça e do progresso.
Reafirmou o compromisso do Governo na promoção da cultura da legalidade, pondo fim as impunidades.
Declarou que, apesar de o país estar a viver os efeitos da crise económica e financeira, o Executivo continuará a apostar na reestruturação e redimensionamento do sistema de segurança nacional, conformando-o aos desafios geopolíticos e geoestratégicos regional, africano e mundial.
O ministro luso, João Gomes Cravinho, falou da necessidade de se intensificar o relacionamento bilateral “muito positivo”, para atender aos novos desafios das indústrias de defesa e de formação dos seus efectivos.
Augura que a cooperação se estenda ao âmbito político-diplomático, comparando experiências, e à formação de forças para missões de paz regionais e internacionais, integradas por militares portugueses e angolanos.
No encontro, as partes discutiram questões relacionadas com a defesa e segurança em África e na Europa, projectos partilhados, cooperação bilateral e a sistematização do processo de catalogação nas Forças Armadas Angolanas.