Angola e a Rússia assinaram acordo

Fotografia: Maria Augusta

Fotografia: Maria Augusta

Angola e a Rússia assinaram quinta-feira, em Luanda, um Protocolo de Cooperação para o estreitamento das suas relações parlamentares.

O memorando foi rubricado pelo Presidente do Parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e pelo primeiro Vice-Presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia (Câmara Alta), Nikolai Federov.
Acordo semelhante foi rubricado em Luanda, a 22 de Junho de 2011, com a Duma de Estado da Assembleia Federal da Rússia (Câmara Baixa). Com o acordo, os dois países formalizaram o desejo de aumentar as deslocações de trabalho e o intercâmbio entre os parlamentares de ambos os Estados, além de troca de materiais científicos.
O Protocolo foi rubricado no quadro da primeira visita oficial de Nikolai Federov ao país, marcada por conversações de alto nível e audiências com as autoridades parlamentares e políticas de Angola.

Grupos parlamentares

Na quarta-feira, Nikolai Federov reuniu-se com os presidentes dos Grupos Parlamentares e ontem orientou uma palestra sobre a Paz e Segurança Mundial, assistida por deputados dos dois países e altos funcionários parlamentares.
Acompanhada da presidente da 3ª comissão da Assembleia Nacional, Exalgina Gâmboa, o deputado russo afirmou ter recebido garantias da realização de um fórum empresarial para a identificação de novas oportunidades de negócios.
Antes, o vice-presidente do Conselho da Assembleia Federal da Rússia foi recebido em audiência pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti. O parlamentar russo explicou que o seu país  pretende que os camiões sejam montados em Angola e vendidos no mercado nacional e noutras regiões de África. Nikolai Federov disse haver interesse da parte angolana na execução deste projecto, bem como de outros nas áreas económica e parlamentar.
“Temos boas relações políticas e diplomáticas, mas falta preencher essas boa relação bilaterais com projectos concretos na área económica”, afirmou o vice-presidente do órgão legislativo da Rússia.  O ministro das Relações Exteriores e o vice-presidente do Conselho da Assembleia Federal da Rússia  analisaram a possibilidade de promoverem um encontro entre empresários dos dois países, para análise de outras áreas de cooperação. Nikolai Federov transmitiu os agradecimentos do Governo do russo ao Executivo angolano pelo apoio às suas posições sobre vários assuntos da agenda internacional, particularmente ligados aos conflitos armados, à luta contra o terrorismo internacional e contra o Estado Islâmico. O Governo russo, acrescentou  Nikolai Federov, é solidário com as posições do Executivo angolano para a solução pacífica dos conflitos armados em África.

FacebookTwitterGoogle+