Angola e São Tomé afinam estratégia para Cimeira da UA

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, MANUEL AUGUSTO. FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, MANUEL AUGUSTO.
FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Elsa Pinto, acertaram hoje, sábado, em Niamey, questões ligadas ao funcionamento da União Africana.

O acerto ocorreu num encontro à margem da 12ª Cimeira extraordinária da União Africana (UA), que decorre de 4 a 8 de Julho, em Niamey, capital do Níger.

Elsa Pinto disse à Angop que todos os momentos são importantes para os dois países analisarem a cooperação, e na qualidade de membros da mesma comunidade (CPLP), é importante ter um alinhamento sobre determinadas questões.

Os diplomatas discutiram o funcionamento da UA, nomeadamente o projecto de reestruturação, a relação com as Comissões Económicas Regionais, dos órgãos de gestão, bem como as perspectivas da Zona de Comércio Livre (ZCLCA).

No que toca a ZCLCA, Elsa Pinto anunciou que São Tomé faz parte do grupo de 25 países que ratificaram a convenção e espera, que a sua implementação traga uma nova perspectiva para o crescimento africano e reduza as assimetrias.

Manuel Augusto reuniu-se também com a ministra dos Negócios estrangeiros do Botswana, Unity Dow, com quem abordou o projecto CASA (Okavango Zambeze), cooperação bilateral, bem como perspectivas regionais da implementação da Zona de Comércio Livre.

O Chefe da diplomacia angolana encontra-se em Niamey desde quinta-feira (05), para representar o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na 12ª Cimeira Extraordinária da UA

FacebookTwitterGoogle+