Angola eleita para comissão permanente da UIP

Foto: Joaquina Bento
A República de Angola, através da deputada Carolina Cerqueira, assegurou nesta quinta-feira, em Genebra, Suíça, um lugar na Comissão Permanente para o Desenvolvimento Duradouro, das Finanças e Comércio da União Inter-parlamentar (UIP).
A confirmação foi feita pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, para quem esta eleição corresponde a um primeiro passo na estratégia de afirmação de Angola na esfera internacional.
“É um primeiro passo e acho que devemos preparar-nos para dar mais passos, no sentido de começarmos a tomar o nosso lugar nas instituições internacionais”, disse líder parlamentar à imprensa, quando fazia o balanço da participação de Angola na 130ª Assembleia da UIP.
Por sua vez, Carolina Cerqueira disse que a sua eleição é um reconhecimento do papel do Parlamento Angolano, tanto a nível da conjuntura nacional, quanto no contexto internacional, e um louvor às parlamentares do país.
Adiantou que a estratégia de trabalho passa por dar a conhecer aos parlamentares de todo Mundo os esforços de Angola para o caminho do desenvolvimento, da reconstrução nacional e sobretudo para o cumprimento das metas dos Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento Sustentável até 2025.
Explicou que a Comissão para a qual foi eleita hoje trata das questões ligadas ao desenvolvimento sustentado, comércio e finanças, tendo como objectivo aglutinar as preocupações dos parlamentos de todo Mundo.
Acrescentou que a comissão propõe-se a aglutinar as preocupações ligadas às catástrofes naturais, o crescimento demográfico, a questão da corrupção, do comércio e das trocas comerciais entre os países, numa conjuntura que seja favorecida ao homem.
A 130ª Assembleia da UIP, aberta a 17 deste Março, encerra-se nesta tarde, com a leitura de uma resolução sobre a Situação na República Centro-Africana (RCA).
Além da comissão de Desenvolvimento Duradouro, das Finanças e Comércio, a delegação de Angola, chefiada pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, participou nos trabalhos de outras comissões de trabalho.
Destas constam as comissões de Direitos Humanos e na de Apoio às Relações com a ONU, além do Fórum dos Jovens Parlamentares e da Reunião do Grupo de Mulheres Parlamentares da UIP.