Angola espera incremento na cooperação com a Alemanha – Chefe da diplomacia

MANUEL AUGUSTO, MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES FOTO: ROSARIO DOS SANTOS

MANUEL AUGUSTO, MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
FOTO: ROSARIO DOS SANTOS

21 Agosto de 2018 | 20h38 – Actualizado em 21 Agosto de 2018 | 20h37

Angola espera um incremento na cooperação com a visita que o presidente João Lourenço inicia esta quarta-feira na República Federal da Alemanha disse à imprensa o ministro angolano das relações exteriores, Manuel Augusto.

O chefe da diplomacia angolana augurou êxitos durante a visita do chefe de Estado Angolano uma vez que os dois países têm vindo a desenvolver esforços para fortalecer a sua cooperação.

Referiu que os empresários angolanos têm estado particularmente envolvidos de forma satisfatória nesta cooperação, o que se reflecte no grande número que se deslocou a Berlim para participarem do fórum económico Angola-Alemanha que se realiza nesta quarta-feira.

Angola e a Alemanha têm em funcionamento uma comissão bilateral que reúne de dois em dois anos e têm realizado fóruns económicos entre os empresários dos dois países, que definiram uma parceria estratégica de cooperação.

Para o ministro angolano há grandes expectativas para que o quadro melhore na perspectiva do reforço desta cooperação, uma vez que a Alemanha é um país com potencial económico e industrial que pode ajudar a desenvolver Angola.

Angola é até ao momento o terceiro parceiro mais importante para a Alemanha no continente Africano ao sul do Sahara, com um volume de negócios que já chegou a atingir os 800 milhões de euros.

Com esta visita, o presidente João Lourenço retribui assim a primeira e única de um chefe de governo alemão federal a Angola efectuada em 2011 pela Chanceler Ângela Merkel, enquanto em 2009 o então Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, pisou o solo germânico para estabelecer os laços de cooperação entre os dois países.

Durante a visita que Ângela Merkel efectuou a Angola, os dois países subscreveram uma Declaração Comum de Intenções para o aprofundamento do diálogo bilateral para a criação de uma parceria estratégica.

A declaração conjunta, que teve como objectivo instituir um mecanismo sustentável para um amplo diálogo bilateral de alto nível, prevê parcerias em várias matérias, entre as quais, assuntos “estratégicos a nível bilateral e global e diplomacia”, “economia e tecnologia”, “saúde e assuntos sociais”, “cooperação económica e desenvolvimento, formação profissional/técnica” e “ciência e investigação”.

Estes objectivos têm sido também a reafirmados pela parte alemã. Em declarações à imprensa, o recentemente acreditado embaixador germânico em Luanda, Dirk Lolke, reafirmou o desejo do seu país aumentar a presença dos empresários germânicos em Angola, bem em diversificar a cooperação entre os dois estados.

FacebookTwitterGoogle+