Angola está num nível médio em desenvolvimento social

Paulo Bárcia – Consultor da OIT
16 Outubro de 2018 | 12h51 – Actualizado em 16 Outubro de 2018 | 13h55
Do ponto de vista de desenvolvimento em indicadores sociais Angola está num nível médio considerou hoje, terça-feira, em Luanda, o consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Paulo Bárcia.
De acordo com o responsável, em relação a outros países africanos que estão em fase de desenvolvimento Angola está a dar passos significantes, mostrando nos últimos anos passos bastantes importantes.
O consultou falava a margem do encontro “Atelier de apresentação e validação da proposta inicial do Programa País: trabalho decente (PPTD)“.
Referiu que o Governo angolano tem mostrado que consta do seu programa melhorar o seu ranking na escala do chamado índice de desenvolvimento humano, onde Angola mantém desde o último relatório (2017) e encontra-se em 150 lugar em 190 países.
Destacou que a promoção de empregabilidade dos jovens é a prioridade do governo, assim como a formalização das empresas e dos trabalhadores, promoção da actividade e da criação nos locais de trabalho e na resolução de conflitos.
Por sua vez, o porta-voz do encontro, Luís Machado, frisou que o programa PPTD é fundamental e visa melhor a qualidade do trabalho a nível do país.
Esclareceu que o programa tem várias vertentes desde as questões ligadas a formalização no sector empresarial e dos trabalhadores do sector informal, passando pela promoção do emprego à juventude e o desenvolvimento mundial da negociação colectiva.
Angola tem vindo a implementar um conjunto de políticas sócio-económicas enquadradas no Programa de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, no qual, redefiniu como prioridades a diversificação e transformação estrutural da economia para melhorar os índices de desenvolvimentos humano.