Angola – Expansão da rede ferroviária promove coesão territorial
A Expansão da rede ferroviária contribui para, entre vários factores, a coesão territorial, progresso económico e social e o desenvolvimento regional, a nível da SADC, afirmou hoje sexta feira em Luanda, o Director Geral do Instituto Nacional de Caminhos de Ferro de Angola (INCFA), Júlio Bango Joaquim.
De acordo com o responsável que fava sobre “impactos de expansão da rede ferroviária angolana, com as suas ligações internacionais, no desenvolvimento económico e industrial de Anbgola e da região”, a ligação ferroviária, contribui na eliminação das assimetrias regionais.
Segundo o director, que falava na terceira edição da Feira Internacional dos Transportes e Logística de Angola denominado “Mar-economia azul”, o comboio é um meio de transporte de massa, que movimenta grande número de passageiros e mercadorias, com custos bastante reduzidos.
O responsável da SADC disse que a rede ferroviária actua como factor de ligação e elemento dinamizador da coesão territorial e de estruturação de actividade económica em todo o país, em especial nas regiões circunvizinhas das linhas.
Disse igualmente que a rede ferroviária, no contexto da SADC, permite dinamizar as trocas comerciais entre os países da região e a sua integração no projecto da coesão regional transnacional.
Participam na presente edição 150 expositores de dez países.