Angola no Fórum Africano contra a Corrupção
Sharm El-Sheikh – Uma delegação angolana de altos funcionários do Tribunal de Contas, chefiada pelo juiz-conselheiro Joaquim Mande, participa, desde quarta-feira, na cidade de Sharm El-Sheikh (Egipto), no Fórum Africano sobre a Luta contra a Corrupção.
O evento visa encorajar os países africanos a adoptarem políticas e programas de trabalho que permitam a erradicação da corrupção e favorecer uma consciência comum entre todas as partes do continente sobre os perigos que representa este flagelo, nomeadamente em relação aos esforços de desenvolvimento e de modernização.
A luta contra a corrupção está consagrada na Carta Africana sobre Democracia, Governo e Eleições, de 31 de Janeiro de 2007, na Convenção Africana Contra a Corrupção, de 9 de Outubro de 2003, e é parte da Agenda 2063 da União Africana.
A África perde anualmente, segundo índices internacionais, quase 50 biliões de dólares, devido à corrupção e a movimentos de capitais ilegais.
O evento, aberto pelo Presidente do Egípto, Abdel-Fattah El-Sisi, conta com a participação de 48 países africanos, quatro nações árabes e nove organizações internacionais.
O Fórum Africano contra a Corrupção, que se realiza por iniciativa do presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, encerra hoje (13) os trabalhos.