Angola lança Guia para facilitar investimentos

SECRETÁRIO DE ESTADO PARA ECONOMIA, SÉRGIO SANTOS FOTO: HENRI CELSO

SECRETÁRIO DE ESTADO PARA ECONOMIA, SÉRGIO SANTOS
FOTO: HENRI CELSO

15 Novembro de 2019 | 09h05 – Actualizado em 15 Novembro de 2019 | 09h05

Um Guia de Investimento, denominado “Angola Is Now”, para estimular e atrair o investimento privado nacional e estrangeiro, foi lançado nesta quinta-feira, em Luanda.

Numa iniciativa da Câmara de Comércio Americana em Angola (AmCham-Angola) e a Agência de Investimento e Promoção das Exportações (AIPEX), o Guia é um instrumento de pesquisa que permitirá ao investidor ter acesso à informação sobre o ambiente de negócios e as oportunidades de investimentos no país.

Com 361 páginas, o livro trás informações sobre as potencialidades naturais de Angola, legislação sobre o investimento privado, bem como os sectores de maior interesse, como diamantes, rochas ornamentais, minério de ferro, petróleo, agrícola, turístico, transporte, imobiliário e industrial.

Fornece também uma vasta gama de informações sobre as características físicas, geográficas, ambientais, económicas e demográficas das 18 províncias de Angola.

A obra foi lançada em português e em inglês e pode ser também consultada via internet pelo site: www.amchamangola.org.

O Guia destaca que Angola tem um potencial para alavancar a sua economia e posicionar-se como um principais destinos de investimento em África.

Esse potencial justifica-se pelo facto de Angola ser um mercado promissor, com mais de 28 milhões de habitantes, com PIB per capita de três mil e 440 dólares, onde o investimento dos sectores prioritários tem a possibilidade de substituir a importação no valor de 3,3 mil milhões de dólares.

Dispõe de uma abundância de recursos naturais, com 38 dos 50 principais minérios usado na indústria, como diamantes, ferro, ouro, fosfato, manganês, cobre, chumbo, zinco, volfrâmio, tungsténio, crómio, mármore, granito e urânio.

Na cerimónia de lançamento, a administradora da AIPEX, Cláudia Pedro, referiu que foi com esta visão que a Câmara de Comércio Americana – Angola (Amcham-Angola) e a AIPEX uniram sinergia e decidiram produzir o Guia que consolida informações e dados importantes sobre o país, suas potencialidades e oportunidades de investimento.

Para o secretário de Estado para Economia, Sérgio Santos, Angola pretende agora criar um clima de investimento favorável, na perspectiva de atrair o sector privado em investir no território nacional.

Com exemplo da estabilização do mercado e melhoria do ambiente de negócios, sublinhou que nos últimos quatro dias registou-se um processo de valorização da moeda nacional face ao Dólar e Euro.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Comércio Americana – Angola, Pedro Godinho, disse ser urgente o Estado criar mecanismos para a desburocratização dos trâmites legais, no sentido de facilitar a entrada de investidores estrangeiros no país.

FacebookTwitterGoogle+