Angola na Cimeira sobre Comércio Ilegal e Tráfico de Animais Selvagens no Reino Unido
Luanda – Uma delegação governamental, chefiada pelo secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, viajou hoje (quarta-feira), para o Reino Unido, onde vai participar, de 12 a 13 de Fevereiro, na Cimeira sobre “Comércio Ilegal e Tráfico de Animais Selvagens”, em representação do Executivo angolano.
Segundo o director do gabinete do secretário, Salvador de Jesus, em declarações à Angop, a Cimeira é iniciativa do Duque de Gales, o Príncipe Carlos, e Angola foi convidada ao evento pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele país, devido ao facto de possuir uma grande biodiversidade, esclareceu.
O fórum, que será antecedido de vários encontros de especialistas, terá a participação de representantes de quase todos os países do mundo, entre os quais alguns Chefes de Estado, de governos, secretários de Estado, académicos, ambientalistas, entre outros convidados interessados na matéria da conservação e preservação das espécies.
Angola aderiu, em 2013, à “Convenção de Cites”, um documento compromisso mundial que trata do “Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestre Ameaçadas de Extinção”.
O Reino Unido tem uma sociedade civil muito associada e conjugadora de esforços em prol da preservação das espécies vegetais e animais, existindo no país dezenas de associações e organizações não-governamentais afins.