Angola participa na reunião entre SADC e ONU

CHEFE DE ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FAA, GERALDO SACHIPENGO NUNDA FOTO: PEDRO PARENTE/ARQUIVO

CHEFE DE ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FAA, GERALDO SACHIPENGO NUNDA
FOTO: PEDRO PARENTE/ARQUIVO

Angola participa nesta quarta-feira, em Nova Iorque, na segunda reunião de engajamento entre a SADC e as Nações Unidas, destinada a reavaliação da capacidade operacional da Brigada de Intervenção (FIB, na sigla em inglês) na República Democrática do Congo.

Segundo o Serviço de Imprensa da Missão Permanente da República de Angola junto das Nações Unidas em Nova Iorque, a delegação angolana, que se encontra nos Estados Unidos da América, é liderada pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Geraldo Sachipengo Nunda.

O encontro visa a análise do cumprimento das recomendações saídas da reunião de engajamento realizada no dia 10 de Julho de 2017, em Nova Iorque, que teve como objectivo o aprimoramento das capacidades operacionais dessa brigada, para garantir a estabilidade no Leste da RDC e a paz em todo o país e na região.

A FIB é um mecanismo da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da RDC (MONUSCO), composto por efectivos de três Estados-Membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), designadamente, África do Sul, Malawi e Tanzânia.

Além de Angola – Presidente do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC -, farão parte da reunião a Dupla Troika da Organização sub-regional (África do Sul, Namíbia, Zâmbia e Swazilândia), os Países Contribuintes de Tropas à MONUSCO-FIB (África do Sul, Malawi e Tanzânia) com o Departamento de Operações de Manutenção de Paz (DPKO) da ONU.

A reunião vai procurar formas de melhorar a concertação entre a MONUSCO e a FIB para desempenhar devidamente o seu papel operativo com vista a neutralização das forças negativas na RDC, tendo em consideração a realização das eleições neste país, previstas para Dezembro do corrente ano.

A anteceder a reunião de engajamento, a Dupla Troika e os Países Contribuintes de Tropas à MONUSCO-FIB realizaram na terça-feira, na Missão Permanente de Angola junto da ONU, um encontro de coordenação com o Secretariado da SADC.

O encontro foi presidido pela África do Sul, na qualidade de presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e co-presidida por Angola, presidente do Órgão para a Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC.

 

FacebookTwitterGoogle+