Angola: Presidente da República aborda com dirigente cubano relações de cooperação
Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, concedeu uma audiência hoje, segunda-feira, em Luanda, ao membro do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, Jorge Risquet Valdêz, com quem abordou aspectos de interesse comum, no quadro das relações históricas entre os dois países.
A saída do encontro no Palácio Presidencial, Jorge Risquet disse a imprensa que para além das questões ligadas aos laços de amizade e fraternidade que unem os dois povos e governos, transmitiu ao Chefe de Estado Angolano mensagens verbais do presidente cubano, Raul Castro, e também do líder da revolução cubana, Fidel Castro.
Proveniente de Brazzaville, República do Congo, o dirigente cubano referiu que aproveitou a ocasião da sua escala técnica por Luanda, para saudar o Presidente José Eduardo e, com ele, falar das relações de cooperação entre Angola e Cuba.
“Falamos fundamentalmente de assuntos relacionados com a resolução 435 das Nações Unidas, que conferiu a independência da Namíbia e a retirada do contingente militar cubano em território angolano e, consequentemente, das tropas sul-africanas que na altura invadiram a parte sul do país (Angola) e que também pôs fim ao antigo regime do apartheid, na África do Sul”, esclareceu Jorge Risquet.
Angola e Cuba mantém relações de cooperação nos domínios da educação, cultura, saúde, defesa e segurança, ciência e tecnologia.