Angola quer cooperar com República do Cazaquistão

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO, ENVIA MENSAGEM AO HOMÓLOGO DO CAZAQUISTÃO FOTO: CEDIDA PELA FONTE

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO, ENVIA MENSAGEM AO HOMÓLOGO DO CAZAQUISTÃO
FOTO: CEDIDA PELA FONTE

Manuel Augusto - Ministro das Relações Exteriores FOTO: ANGOP

Manuel Augusto – Ministro das Relações Exteriores
FOTO: ANGOP

07 Setembro de 2018 | 16h49 – Actualizado em 07 Setembro de 2018 | 16h51

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, expressou a vontade de ver reforçada a cooperação entre as repúblicas de Angola e do Cazaquistão.

João Lourenço manifestou a pretensão em mensagem ao estadista do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, entregue na última quarta-feira (dia 5) pelo mnistro das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, na qualidade de enviado especial do Presidente da República de Angola.

Segundo uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores, chegada à Angop nesta sexta-feira, na última quarta-feira, na cidade de Astana, capital do Cazaquistão, o chefe da diplomacia angolana reuniu com o seu homólogo, Kairat Abdrakhmanov, que recepcionou a mensagem do estadista.

O Cazaquistão é um país transcontinental, localizado na Ásia Central e com uma pequena parte a oeste do rio Ural, na Europa.

Com uma população estimada em 17,8 milhões de habitantes, segundo dados do Banco Mundial de 2016, o Cazaquistão é rico em recursos naturais, sobretudo em petróleo, urânio, bem como trigo, flores e maquinaria pesada.

Está empenhado em multiplicar os esforços para atingir um rendimento anual por habitante de 25 mil dólares até 2030 e figurar entre as 30 economias mais competitivas até 2050.

As relações com Angola datam de 1976, ainda no âmbito da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

A República do Cazaquistão é hoje uma das economias em pleno crescimento e um dos grandes produtores de petróleo, com uma produção de dois milhões de barris por dia.

FacebookTwitterGoogle+