Angola reitera reforço da cooperação com a Lituânia

Presidente da República, João Lourenço (arquivo)

O Presidente da República, João Lourenço, reiterou, nesta quarta-feira, o desejo do Governo angolano contribuir para o fortalecimento das relações de amizade e cooperação com a Lituânia.

Em mensagem ao homólogo Gitanas Nauséda, a propósito do Dia Nacional da Lituânia que hoje se assinala, João Lourenço felicita o Povo e o Governo desse país europeu, em nome do Executivo angolano e no próprio.

“Neste momento de importante significado histórico para o povo lituano, permita-me formular votos de progresso e de prosperidade para o vosso país”, lê-se na mensagem a que a ANGOP teve acesso.

A Lituânia é uma das três repúblicas bálticas, juntamente com a Estónia e a Letónia, que integrou a ex-União Soviética.

Faz fronteira a norte com a Letónia, a leste e a sul com a Bielorrússia, a sul com a Polónia, ainda a sul e a oeste com o enclave de Kaliningrado (Rússia) e a oeste é banhado pelo Mar Báltico.

Um acordo de intenções, de 2017, entre Angola e a Lituânia aponta o interesse daquele país da União Europeia em formar quadros angolanos nos sectores da indústria, agricultura, tecnologias de informação, comércio e serviços.

FacebookTwitterGoogle+