Angola/Moçambique: Secretário de Estado na conferência de ministros da CPLP
O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, participa desde hoje (quinta-feira), em Maputo, Moçambique, na XII Reunião Extraordinária do Conselho de Ministro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que tem o seu término previsto para esta noite.
Manuel Augusto assistiu esta manhã do lançamento da Campanha “Juntos Contra à Fome”, iniciativa conjunta da CPLP e da FAO, que visa angariar fundos para financiar programas de erradicação da fome nos países membros da comunidade.
O acto de lançamento foi presidido pelo primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina, que apontou como um dos desafios dos Estados-membros da CPLP a promoção de acções tendentes à diminuição progressiva da fome que afecta cerca de 280 milhões de pessoas nos países da comunidade.
Alberto Vaquina disse que está campanha enquadra-se na estratégia adoptada pelo governo moçambicano a quando da assumpção em 2012 da presidência rotativa da CPLP, que elegeu a “ A Segurança Alimentar e Nutricional ” como tema do seu mandato.
O governante moçambicano disse ainda que o êxito desta campanha será possível se existir uma mobilização e sensibilização de vontades dos países membros, cujo envolvimento dos governos, sector privado e sociedade civil será determinante para o alcance da causa.
Para esta tarde, está prevista a reúnião Extraordinária do Conselho de Ministro, que vai analisar questões como “O processo de adesão da Guiné Equatorial à CPLP”, “A conferência internacional sobre a língua portuguesa no sistema mundial”, “A institucionalização da reunião de Ministros de Energia da CPLP”, “O orçamennto de funcionamento da Comunidade de Países de Língua Portuguesa”, assim como será apresentado o representante especial da CPLP para a Guiné Bissau, Carlos Moura.
De referir que Moçambique cessa a sua presidência rotativa da CPLP este ano e será substituído por Timor Leste, que assumirá pela primeira vez durante a próxima cimeira da organização, que deverá realizar-se em Julho do ano em curso, em Dili, sua capital.