Apresentação Cumprimentos Ano Novo 2016

Marcos Barrica defende “unidade nacional” para enfrentar a crise 

Ao discursar na cerimónia de cumprimentos de Ano Novo a funcionários da Missão Diplomática em Portugal, o Embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, apelou, esta semana em Lisboa, à unidade entre os angolanos para fazer face aos desafios que o país enfrenta com a queda do preço do petróleo no mercado internacional.

No acto oficial de Cumprimentos de Ano Novo, o Embaixador disse que apesar do “terrível revês” que sofreu o principal recurso angolano (petróleo) no mercado externo, “o desafio será vencido e a vitória será certa”.

Quanto ao balanço da Embaixada de Angola no último ano, considerou ter havido um resultado positivo no cumprimento das metas estabelecidas, mas admitiu ser importante fazer-se ainda mais. Marcos Barrica elogiou ainda o trabalho dos Consulados-Gerais de Angola em Lisboa, Porto e Faro, em prol das comunidades angolanas em solo português.

Sobre o estado actual das relações com Portugal, disse que “a mensagem que tive a honra de proceder à entrega ao ministro dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, traduz um sinal claro e inequívoco da vontade política continuada do Governo de Angola em sedimentar as relações entre ambos Governos, mas sobretudo entre os Povos que se ligam por laços históricos e afectivos profundos e que não devem, por isso, ser negligenciados”.

O discurso do embaixador foi antecedido de uma mensagem lida pelo Adido de Imprensa, Estêvão Alberto, em nome dos diplomatas e funcionários.
A cerimónia de Cumprimentos do Ano Novo contou, entre outras, com a presença dos cônsules-gerais de Lisboa, Porto e Faro, funcionários da Missão diplomática e estruturas associativas.

 

FacebookTwitterGoogle+