Apresentada obra científica “Economia Informal – O caso de Angola”

A obra científica sobre “Economia Informal – O caso de Angola” , do Ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, foi apresentada segunda-feira, em Lisboa (Portugal), pela Edições Almedina, S.A.

O livro, com 209 páginas, tem como referência paradigmática a realidade económica e social da República de Angola, mas o seu alcance teórico e cientifico vai para além da sociedade angolana, projectando-se em todas as realidades africanas com o mesmo histórico económico, político, social, antropológico e psicológico do país.

Durante a apresentação da obra, o representante comercial da Embaixada de Angola em Portugal, Amadeu Nunes disse que o mesmo faz perceber cientificamente o conceito de economia informal, enquanto categoria de compreensão teórica deste fenómeno, a que o autor agrega estudos inovadores sobre as causas desta realidade nos países africanos, a sua abrangência social, política e económica.

“É neste contexto de estudo, de uma matéria com esta abrangência, que gostaria de sublinhar a relevância que tem para a cooperação Angola-Portugal conhecer o trabalho de Francisco Queiroz, pois a mesma permite melhor perceber e conduzir as relações de cooperação comercial dos países europeus com os africanos, e especialmente entre Portugal e Angola”, referiu.

Amadeu Nunes acrescentou, que o autor da obra descreveu que a economia angolana era dominada pela informalidade, lembrando que a que a economia informal ainda é responsável por mais de 60 por cento do emprego em Angola, domina uma parte considerável do mercado cambial e tem presença marcante em áreas como comércio, construção, transporte urbano e a prestação de serviços de vária natureza.

O responsável disse ainda que o conteúdo do livro, conjugado com o aprendizado empírico do criativo povo angolano e da forma como o executivo tem trabalhado neste período global de crise, permitirá aos estudiosos dos fenómenos económicos terem uma percepção mais real da conjuntura sócio – economica de Angola e fazerem uma abordagem que ajude a diversificação da economia em todas as vertentes.

Na apresentação do livro, que conta com uma tiragem de mil exemplares, os presentes foram brindados com música da cantora lírica angolana, Té Macedo.

Na cerimónia estiveram presentes a Ministra Conselheira e Encarregada de Negócios da Embaixada de Angola em Portugal, Isabel Godinho, Embaixador e Representante de Angola junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Luís de Almeida, professores da Faculdade de Direito de Lisboa, diplomatas, funcionários da Embaixada de Angola em Portugal e estudantes.

FacebookTwitterGoogle+