Assinatura do Memorando de Entendimento entre o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo de Angola (INAGBE) com a Universidade da Beira Interior, e o Protocolo de Cooperação com a Universidade de Coimbra

Em acto presenciado pela Senhora Ministra Conselheira, Dra. Isabel Godinho, em representação de Sua Excelência Embaixador de Angola em Portugal, Prof. Doutor José Marcos Barrica, foi assinado no passado dia 15 de Setembro no Anfiteatro da Embaixada, o Memorando de Entendimento com a Universidade da Beira Interior, e o Protocolo de Cooperação com a Universidade de Coimbra.

Rubricaram o Memorando de Entendimento e o Protocolo de Cooperação, o Director Geral do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos de Angola (INAGBE), Dr. Moisés Kafala Neto, Magnífico Reitor da Universidade da Beira Interior, Professor Doutor António Carreto Fidalgo, Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Professor Doutor João Gabriel Silva.

Ao fazer uso da palavra, a Ministra Conselheira, Dra. Isabel Godinho, afirmou que estes protocolos são mais uma prova inequívoca que a formação do homem constitui uma prioridade do Governo de Angola.

Já o Magnífico Reitor da Universidade da Beira Interior, Prof. Doutor António Carreto Fidalgo, expressou o seu orgulho pelo estado angolano continuar a apostar na formação do seu extraordinário capital humano, referindo também que “os estudantes angolanos darão um carácter mais cosmopolita a região, e em especial a universidade”.

“Tenho muita esperança que o acordo com o INAGBE represente um aumento das relações entre a universidade e Angola”, salientou por sua vez o Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor João Gabriel Silva.

Durante o encerramento do acto, o Director Geral do INAGBE, Dr. Moisés Kafala Neto, afirmou “que apesar de algumas limitações existentes, resultantes da actual conjuntura que e país vive, o Governo de Angola tem a noção de que é imperioso estimular o ensino superior”.

Referiu também que Angola prevê formar um número considerável de quadros em áreas críticas, nomeadamente; engenharias, tecnologia e saúde, mas tendo sempre em conta a velha máxima do Doutor Agostinho Neto, de que “devemos formar, mas formar bem a nossa juventude”.

Fizeram-se também presentes ao acto, a Chefe do Sector de Estudantes, Dra. Ana Paula Tuavanje Elias, demais diplomatas e convidados.

A missão específica do INAGBE é fomentar a excelência, no que respeita à formação de quadros. Pautando-se pela excelência para criar a elite intelectual de uma sociedade. Logo, os beneficiários das bolsas de estudo externas ou internas devem ser os melhores estudantes entre os melhores.

A Universidade de Coimbra (UC) é a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. Começou a funcionar em Lisboa e em 1308 é transferida para Coimbra, alternando entre as duas cidades até 1537, quando se instala definitivamente na cidade do Mondego.

Sendo uma instituição com 725 anos de existência, a Universidade de Coimbra conta com um património material e imaterial único, peça fundamental na história da cultura científica europeia e mundial. Um património que a UC candidatou a Património Mundial da UNESCO.

Os primeiros passos a caminho do que hoje é a Universidade da Beira Interior (UBI) foram dados na década de 70, quando nasceu o Instituto Politécnico da Covilhã (IPC). Actualmente, a UBI acolhe mais de 6 mil alunos, distribuídos por cinco faculdades –  Artes e Letras, Ciências, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Engenharia  – com uma oferta formativa adequada a Bolonha e estruturas laboratoriais e de investigação de apoio ao ensino e com fortes ligações à sociedade e ao mundo empresarial.

FacebookTwitterGoogle+