Banco Nacional prepara “mobile money”

VISTA FRONTAL DO EDIFÍCIO DO BANCO NACIONAL DE ANGOLA (ARQUIVO) FOTO: NELSON MALAMBA

VISTA FRONTAL DO EDIFÍCIO DO BANCO NACIONAL DE ANGOLA (ARQUIVO)
FOTO: NELSON MALAMBA

O Banco Nacional de Angola (BNA) prepara a implementação do “mobile money”, um Sistema de Transferências Móveis e Instantâneas (STMI) de dinheiro, com o qual pretende alargar a inclusão financeira no país. 

A informação consta de um aviso público do BNA, sublinhando que o sistema, usado com resultados animadores em várias economias emergentes e, sobretudo, em África, deverá estar disponível em todo o território nacional, sem adiantar datas.

Com o foco nessa aposta, o BNA abriu, a 24 do mês em curso, o “Request for Information (RFI)” , a fim de receber propostas que culminarão com a escolha do operador tecnológico do STMI, cuja data de início de funcionamento não foi revelada.

O RFI (solicitação de informações) é um processo comercial padrão para a recolha de informações, por escrito, de possíveis fornecedores de um bem ou serviço.

Segundo o documento a que a Angop teve acesso, o operador tecnológico será responsável pela gestão e operacionalidade da câmara de compensação e da plataforma de interoperabilidade (Switch).

Após esse processo, a empresa seleccionada deverá fornecer uma infra-estrutura centralizada de compensação e de Switch.

A ideia dessa infra-estrutura é assegurar a interoperabilidade para as transferências móveis e instantâneas entre os participantes do STMI, designada por “Entidade Integradora”, que funcionará como operador tecnológico.

O BNA informa que as  empresas interessadas devem responder ao “Request for Information” até 10 de Junho de 2020.

O aumento da inclusão financeira é uma das acções prioritárias do Plano Estratégico do BNA, denominado N’zimbu.

FacebookTwitterGoogle+