Bancos em preparação para a Bolsa

Fotografia: Kindala Manuel

Fotografia: Kindala Manuel

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) apresentou, ontem, o Plano Operacional de Preparação das Empresas para o Mercado Accionista (POPEMA) a onze instituições do sector financeiro nacional, visando a sua prontidão para futuras negociações na BODIVA (Bolsa de Dívida e Valores de Angola).

Ao discursar na abertura do acto, o secretário de Estado do Tesouro, Leonel Silva, disse que o Mercado de Capitais, através de mecanismos eficazes de transferência de valores, se destaca como uma das soluções para que as empresas do sector financeiro, nomeadamente, os bancos e as seguradoras, possam atrair investimentos para o desenvolvimento das suas actividades.
Leonel Silva alertou para a necessidade de as empresas estarem sempre preparadas para a abertura do mercado accionista, no sentido de verem as suas acções admitidas à negociação na BODIVA quando este segmento do Mercado de Capitais for aberto.
O evento enquadrou-se no programa de divulgação do POPEMA às empresas de todos os sectores de actividade económica, sejam elas públicas ou privadas. A Comissão do Mercado de Capitais, no âmbito do de um outro programa de educação financeira, realizou  na semana passada uma palestra sobre o Mercado de Capitais no Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL).
O encontro contou com participação de 120 pessoas, entre docentes e discentes do IMEL e marcou o início do ciclo de seminários junto de instituições do ensino médio nacional.
“A Comissão do Mercado de Capitais apostou num programa de literacia financeira que visa informar, formar e orientar os cidadãos para a prática de uma cultura de poupança e incentivar o investimento através do Mercado de Capitais, porque só do dinheiro investido poderá resultar o crescimento da nossa economia e uma melhor qualidade de vida”, disse a directora do IMEL, Catarina dos Reis, no discurso de abertura do seminário.
Elsa Barber, directora do Departamento de Literacia Financeira da Comissão do Mercado de Capitais, realçou a importância desta iniciativa no âmbito da intervenção da CMC na promoção do Mercado de Capitais e do trabalho que tem sido desenvolvido de forma a incluir todos os níveis académicos do sistema de ensino angolano no Programa de Educação Financeira da Comissão do Mercado de Capitais.
No primeiro semestre do ano em curso, a Comissão de Mercado de Capitais  promoveu um conjunto de palestras junto de instituições do ensino superior. A Comissão do Mercado de Capitais é a instituição responsável pela regulação, supervisão, fiscalização e promoção dos Mercados de Valores Mobiliários e Instrumentos Derivados em Angola.

FacebookTwitterGoogle+