Bancos privados juntam operações

BAMDE77O

Os bancos VTB África e o Privado Atlântico vão juntar as operações em Angola para darem origem a uma nova instituição bancária denominada Atlântico, refere um comunicado do grupo russo VTB.

“Na sequência desta operação, o VTB Capital, braço de investimento do grupo russo VTB, e a Rostec Corporation, conglomerado estatal do mesmo país, tornam-se accionistas, com cerca de 20 por cento, do banco resultante da fusão, que passa a operar sob a denominação Atlântico ”, revela o documento.

O Banco Privado Atlântico tem como accionistas a sociedade gestora de participações sociais Global Pactum, 58 por cento, a “holding” do concessionário de hodrocarbinetos Sonangol, 9,5 por cento, o Millennium Angola, com dez por cento e quadros do banco, com 22,5 por cento.

O presidente do conselho de administração do Banco Privado Atlântico, Carlos Silva, disse que a fusão aumenta a capacidade da instituição em intervir em mercados estratégicos da África a sul do Saara e mantém Angola como centro de decisão.

Um total de 23 bancos operam no mercado angolano, 16 dos quais constituídos depois de 2002, ano em que se instalou a paz e iniciou um período de crescimento económico que se acredita que vá perdurar por mais de uma década.

FacebookTwitterGoogle+