Bielorrússia e Argélia felicitam Chefe de Estado reeleito

jlo_joao_45913523963203f6d55356

O Chefe de Estado da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, felicitou a recondução de João Lourenço ao cargo de Presidente da República de Angola.

Em comunicado a que o Jornal de Angola teve acesso terça-feira, Lukashenko sublinha a importância da vitória do MPLA e do seu líder nas Eleições Gerais.

O Chefe de Estado bielorrusso, citado pelo seu Serviço de Imprensa e retomado pela Embaixada angolana naquele país europeu, ressalta que os resultados da votação atestam claramente o elevado nível de confiança da Nação no rumo do desenvolvimento de Angola.

“Espero que as relações de amizade e respeito mútuo, que constituíram a base da interacção entre a Bielorrússia e Angola no século passado, contribuam para desbloquear todo o potencial da cooperação bilateral entre Minsk e Luanda nas áreas comercial, económica, científica, técnica, cultural, humanitária e outras esferas”, acrescenta.

Por sua vez, o Chefe de Estado da Argélia, Abdel Majid Tabun, também felicitou, ontem, João Lourenço: “Por ocasião da sua reeleição como Presidente da República irmã de Angola, apraz-me apresentar-lhe, em nome do povo e do Governo da Argélia, e em meu próprio nome, as minhas mais calorosas felicitações e votos de sucesso na sua nobre tarefa ao serviço do povo, bem como no alcance do progresso e prosperidade de Angola”.

Em nota, o Estadista argelino acrescenta que confia no Presidente João Lourenço, por ser sinal de gratidão, por sua sabedoria e experiência política, como líder comprometido em servir o seu país.

Abdel Majid Tabun manifesta, igualmente, vontade e disponibilidade em trabalhar, com o homólogo angolano, na consolidação dos laços históricos de amizade e solidariedade entre os dois países, bem como fortalecer a cooperação bilateral em vários campos, de maneira a promover e responder às aspirações dos dois povos irmãos.

O Presidente da Argélia quer, também, manter a atenção na promoção e aprofundamento da consulta política entre os dois países, sobre questões regionais e internacionais de interesse comum, e a unificação dos esforços, na União Africana, com vista a defender a justiça, incorporando os objectivos de paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento sustentável e integração, em todo o continente africano.

FacebookTwitterGoogle+