BNA e Reserva Federal reúnem-se em Nova Iorque

NOVA IORQUE: GOVERNADOR DO BNA, JOSÉ DE LIMA MASSANO, FALA A IMPRENSA APÓS O ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS EM NOVA IORQUE FOTO: PEDRO PARENTE

NOVA IORQUE: GOVERNADOR DO BNA, JOSÉ DE LIMA MASSANO, FALA A IMPRENSA APÓS O ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS EM NOVA IORQUE
FOTO: PEDRO PARENTE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26 Setembro de 2018 | 08h59 – Actualizado em 26 Setembro de 2018 | 08h59

Gestores do Banco Nacional de Angola (BNA) e da Reserva Federal dos EUA reúnem-se nesta quarta-feira em Nova Iorque, numa altura que Angola tenta recuperar a confiança dos bancos correspondentes americanos.

O encontro, segundo o governador do BNA, José de Lima Massano, será uma oportunidade de partilha de ideias sobre os desenvolvimentos mais recentes.

Em declarações à imprensa, José de Lima Massano declarou que o encontro vai servir para compreender as preocupações da Reserva Federal em relação ao mercado angolano.

“Após isso continuarmos a trabalhar para debelar as insuficiências”, disse o gestor do banco central em Angola.

Será a partir desse ponto, prosseguiu, que Angola poderá oferecer maior segurança aos bancos americanos e aos investidores.

Em Novembro de 2015, informações davam conta da suspensão pela Reserva Federal da venda de dólares a bancos sediados em Angola.

Na base desse posicionamento estava uma alegada e sistemática violação das regras de regulação do sector e suspeita de que o país estivesse a financiar redes de terrorismo.

No entanto essas informações foram desmentidas na altura pela embaixada americana em Angola, justificando que o acesso aos dólares depende de decisões económicas tomadas por bancos privados a nível mundial.

José de Lima Massano participou no Fórum de Negócios Angola – EUA, realizado na última segunda-feira, na cidade de Nova Iorque, no qual Presidente da República, João Lourenço, discursou e falou das oportunidades de investimentos no mercado angolano.

FacebookTwitterGoogle+