BORNITO DE SOUSA REPRESENTA PR NA INVESTIDURA DE CARLOS VILA

Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa (arquivo)

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, viaja esta sexta-feira para o arquipélago de São Tomé e Príncipe, onde participa sábado, em representação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na cerimónia de investidura do Presidente eleito daquele país, Carlos Vila Nova.

A informação foi avançada hoje, em nota, pelo Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República.

A cerimónia de investidura, para a qual estão confirmadas, além do Vice-Presidente da República, as presenças dos Chefes de Estado da Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, será realizada na Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe.

Eleito na segunda volta das presidenciais de 05 do corrente mês, Carlos Vila Nova, 65 anos, concorreu pela Acção Democrática Independente (ADI), tendo vencido com 57 por cento dos votos, contra 42 do oponente, Guilherme Posser da Costa, candidato do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata (MLSTP-PSD).

Após a confirmação dos resultados eleitorais em São Tomé e Príncipe, o Presidente João Lourenço endereçou uma mensagem de felicitações a Carlos Vila Nova, na qual manifestou o desejo de ver os dois países trabalharem de forma unida, através do diálogo construtivo, no reforço das históricas relações de amizade e de cooperação existentes em benefício do bem-estar e da prosperidade dos respectivos Povos.

Angola e São Tomé e Príncipe formalizaram a cooperação em Fevereiro de 1978, através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação, e da Comissão Mista Bilateral criada em Janeiro de 1980.

Em 2019 foram identificadas áreas para uma nova estratégia de cooperação, entre as quais turismo, transporte e a exploração dos hidrocarbonetos.

FacebookTwitterGoogle+