Câmara de Angola – Espanha aposta no aprofundamento das relações comerciais

Foto: From Wikimedia Commons

Foto: From Wikimedia Commons

 

28 Março de 2018 | 04h53 – Actualizado em 28 Março de 2018 | 04h53

O aprofundamento das relações comerciais entre Angola e a Espanha, criando condições propícias à convivência empresarial para permitir o crescimento sustentável das empresas de ambos países, constituem as prioridades da Câmara de Negócios Angola-Espanha (Cnae), revelou terça-feira, em Luanda, o presidente da Organização, Nelson da Piedade Dias dos Santos.

Ao intervir na cerimónia de empossamento dos membros de direcção Câmara de Negócios Angola-Espanha, Nelson da Piedade Dias dos Santos, sublinhou que a Instituição vai trabalhar próximo das entidades governamentais, auxiliando na identificação das melhores oportunidades de negócios.

Para tal, acresceu serão criadas as melhores estratégias para a materialização das pretensões dos homens de negócios das duas nações, de preferência em parcerias viáveis e sustentáveis, para uma melhor absorção do know-how, da cultura e valores de cada um dos povos.

O presidente da Câmara de Negócios sublinhou aos empresários espanhóis que Angola é a porta de acesso para um mercado regional na SADC de cerca de 318 milhões de habitantes, potenciais consumidores e cerca de 1.216 bilhões de habitantes em toda África, (um mercado que vale a pena explorar com afinco).

Para os empresários angolanos disse que a Espanha é igualmente a porta de acesso para um mercado de cerca de 493 milhões de habitantes na União Europeia e de 741,4 milhões de habitantes em toda Europa.

Por seu turno, o embaixador da Espanha, Manuel Hernández, reiterou o apoio ao processo de diversificação económica em curso no país por ser o futuro de Angola.

“É um grande mundo de oportunidades que vai se abrir em Angola, para as empresas obterem novas oportunidades económicas que o país está a oferecer ao mundo”, disse.

Acresceu que os empresários espanhóis estão a começar a trabalhar em algumas áreas prioritárias para a economia angolana, nomeadamente agricultura, pescas, minerais e turismo.

A Câmara de Negócios Angola-Espanha (Cnae) tem por finalidade promover e apoiar a cooperação entre empresários, o investimento angolana na Espanha e o investimento da Espanha em Angola respectivamente, fomentando as trocas comerciais, industriais e tecnologias.

As relações entre Angola e Espanha são reguladas à luz do Acordo Geral de Cooperação, assinado em 20 de Maio de 1987.

Os dois países estabeleceram relações diplomáticas à 19 de Outubro de 1977.

FacebookTwitterGoogle+