CENTENÁRIO DE NETO – PR NO MEMORIAL DO FUNDADOR DA NAÇÃO

O Presidente da República, João Lourenço, depositou uma coroa de flores junto do sarcófago do Fundador da Nação angolana, no âmbito dos eventos organizados para marcar hoje os 100 anos do nascimento de António Agostinho Neto.

O Chefe de Estado, acompanhado da Primeira Dama da República, saudou no local a viúva do Presidente Neto, Maria Eugénia Neto.

Num derradeiro momento, o Presidente da República escreveu no livro de honra aberto por ocasião do centenário do primeiro Presidente de Angola.

O teor da mensagem é o seguinte:

《Celebramos nesta data o centenário natalício do Dr. António Agostinho Neto, um dos filhos mais proeminentes da Pátria angolana, Herói Nacional, Fundador da Nação e primeiro Presidente da República de Angola.

Nele, não exaltamos apenas as suas qualidades de lutador intransigente pela Independência, liberdade e bem-estar de todos os Angolanos. Saudamos também a visão profética e mobilizadora da sua obra poética, o seu espírito humanista, a sua vocação solidária e internacionalista.

No seu papel de herdeiro das tradições de resistência dos nossos antepassados e de Guia clarividente, o Dr. António Agostinho Neto ensinou-nos a confiar nas nossas forças e na justeza da nossa luta, a ter a certeza da vitória final, apesar de eventuais recuos momentâneos no nosso processo libertador.

Ele soube assim encarnar os anseios mais profundos e as aspirações mais legítimas do nosso Povo pela liberdade e justiça social, consagrados na sua lapidar expressão de que “o mais importante é resolver os problemas do Povo”.

Ele ensinou-nos também que, para ser eficaz, a nossa luta se devia prolongar de forma solidária para além das nossas fronteiras, o que conduziu ao fim do apartheid e à libertação de toda a Africa Austral.

Recordar e celebrar a figura histórica do Dr. António Agostinho Neto é assinalar para as novas gerações o máximo exemplo a seguir no combate universal contra todas as formas de opressão e de exploração do homem pelo homem.

Nós pretendemos continuar fiéis ao ideário politico-humanista do Dr. António Agostinho Neto e renovamos o compromisso de continuar a fazer jus à sua memória e para garantir a todos os Angolanos as condições de uma vida melhor, no plano da saúde, da educação, da habitação, do trabalho, da cultura e do lazer.

Todos juntos podemos construir em harmonia e com empenho, a Nação que seria motivo de orgulho para o seu Fundador, o Dr. António Agostinho Neto .

FacebookTwitterGoogle+