Chefe da diplomacia angolana já no país

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DE ANGOLA, MANUEL AUGUSTO. FOTO: ANTÓNIO ESCRIVÃO

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DE ANGOLA, MANUEL AUGUSTO.
FOTO: ANTÓNIO ESCRIVÃO

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, regressou ao país, na tarde deste sábado, proveniente dos Estados Unidos da América (EUA), onde participou da reunião de Alto Nível do Conselho de Paz e Segurança da União Africana.

 A reunião, segundo apurou a Angop no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, faz parte dos segmentos de alto nível da 74ª Sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que decorreu de 21 a 27 deste mês, em Nova Iorque.

O encontro aconteceu sexta-feira (dia 27), e na sua intervenção, o chefe da diplomacia angolana defendeu a identificação das causas profundas que geram os conflitos militares em África, ao invés de se ficar, apenas, na busca de soluções.

Essa reunião de Alto Nível do Conselho de Paz e Segurança da União Africana versou-se sobre a “A interdependência entre paz, segurança e desenvolvimento – Rumo a um pacto de responsabilidade colectiva”.

Angola é membro do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) desde o dia 01 de Abril de 2018, após eleição (no dia 26 de Janeiro), em Adis Abeba, para um mandato de dois anos, juntamente com o Zimbabué e o Marrocos.

Entretanto, esta é terceira vez que a República de Angola integra este órgão, depois da eleição em 2007 e 2010. Integram igualmente o CPS  da UA a Argélia, Burundi, Djibouti, Guiné Equatorial, Gabão, Quénia, Lesotho, Libéria, Nigéria, Rwanda, Serra Leoa e Togo.

 

FacebookTwitterGoogle+