Chefe de Estado angolano informado da candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU

FOTO: FRANCISCO MIUDO

FOTO: FRANCISCO MIUDO

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi informado hoje, quinta-feira, em Luanda, do processo de candidatura de António Manuel de Oliveira Guterres ao cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

A informação foi dada a conhecer pelo próprio candidato, António Guterres, durante a audiência que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, concedeu hoje, no Palácio Presidencial, ao diplomata, que já foi primeiro-ministro português.

Abordado pela imprensa, no final, António Guterres afirmou que o encontro com José Eduardo dos Santos serviu para apresentar o programa da sua candidatura ao mais alto cargo daquela organização mundial.

“Para mim é muito importante ter Angola logo no princípio desta candidatura, pois sou um velho amigo  admirador dos angolanos”, sublinhou.

Manifestou, por outro lado, a sua satisfação pelos desenvolvimentos  alcançados em Angola, tendo de igual modo enaltecido o papel de “grande relevo” na comunidade internacional.

“Angola é membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas e tem tido intervenções de grande importância (…) nomeadamente nas questões dos Grandes Lagos, protecção da mulher e situações de conflitos”, referiu , António Guterres, acrescentando que é “um país de grande influência e importância para o futuro do continente africano”.

António Manuel de Oliveira Guterres, nascido a 30 de Abril de 1949, é engenheiro e político, que já foi primeiro-ministro de Portugal  no período  1995/2002 e secretário-geral do Partido Socialista  em 1992.

Na sua  carreira política exerceu também o cargo de  Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados entre 15 de Junho de 2005 e 31 de Dezembro de 2015.

Em 2016 Guterres anunciou a sua candidatura a secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

FacebookTwitterGoogle+