Chefe de Estado em Ondjiva para acto central do 4 de Abril

O Presidente da República, João Lourenço, chegou neste domingo à cidade de Ondjiva, província do Cunene, onde vai orientar as comemorações do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, a assinalar-se segunda-feira.

No dia 4 de Abril deste ano, celebra-se o 20º aniversário da assinatura do Memorando de Entendimento do Luena Complementar ao Protocolo de Lusaka, entre o Governo e a UNITA, que pôs fim a 27 anos de guerra no país e possibilitou o início do processo de estabilização e desenvolvimento de Angola.

No âmbito das comemorações do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, o Chefe de Estado angolano vai inaugurar o Sistema de Transferência de Água do Rio Cunene, projecto de combate à seca na região.

Num jantar, sábado, no quadro das comemorações alusivas à data, o Presidente declarou que “considerando que só em paz os países se desenvolvem e se torna possível resolver os problemas do povo, decidimos fazer coincidir a inauguração deste importante projecto com o 04 de Abril, dia da Paz e da Reconciliação Nacional”.

Disse existirem igualmente em carteira outros projectos do género para a região, cuja execução vai acontecer à medida que for sendo capazes de mobilizar, nos próximos anos, os necessários recursos financeiros.

O Sistema de Transferência de Água do Rio Cunene,  o primeiro de cinco projectos estruturantes de combate à seca nesta  província, vai beneficiar directamente 235 mil famílias, 250 mil animais e a irrigação de cinco mil hectares de campos agrícolas.

O empreendimento comporta uma estrutura de captação, bombagem e pressurização de água e um canal a céu aberto  com mais de 160 quilómetros, avaliado em 44 mil milhões 358 milhões kwanzas.

A empreitada de construção do canal foi decidida depois de uma visita do próprio Presidente da República à localidade das Cacimbas em Ombala Yo Mungo, município de Ombadja, em Maio de 2019, na altura afectada por uma seca severa.

Para terça-feira, último dia da visita à província do Cunene, o programa indica que João Lourenço vai presidir, em Ondjiva, a um acto político de massas.

FacebookTwitterGoogle+