Chefe de Estado satisfeito com cooperação entre Angola e Índia

O Presidente da República, João Lourenço, exprimiu, esta segunda-feira, satisfação com os níveis de cooperação e interacção política entre os governos angolano e indiano, no sentido da concretização de projectos capazes de impulsionar o progresso e desenvolvimento dos respectivos países.

Numa mensagem de felicitações endereçada ao Primeiro-Ministro indiano, Narendra Damodardas Modi, por ocasião de mais um aniversário da Independência Nacional da Índia, o estadista angolano afirma que a materialização dos diversos projectos em carteira pode propiciar o bem-estar dos dois povos.

“Tenho a certeza de que se os nossos países se empenharem em traçar os caminhos conducentes à materialização de acções que levem ao reforço da cooperação aos mais variados domínios, poderemos colher benefícios tangíveis para a satisfação dos dois povos”, termina a missiva.

Cooperação Angola/Índia

Segundo dados oficiais, as trocas comerciais entre os dois países, no período 2017-2019, atingiram 3 biliões milhões, nas exportações, e USD 4,3 milhões, nas importações. O intercâmbio foi dominado pelas remessas de petróleo angolano para aquele país.

Referem que o balanço comercial entre Angola e Índia é favorável ao país africano, com um aumento perceptível nos últimos três anos em relação aos anos anteriores, tendo saído de cerca de USD 4,0 mil milhões para 4,5 mil milhões entre 2017 e 2018, 4,4 mil milhões no período 2018-2019 e 4,0 mil milhões no período 2019-2020.

Neste período (2019-2020), as importações da Índia foram de USD 3,7 mil milhões e as exportações USD 0,3 mil milhões.

Angola importa daquele país, essencialmente, produtos farmacêuticos, máquinas agrícolas, materiais eléctricos, veículos automóveis, entre outros.

A Índia apoiou a luta para a libertação de Angola, e a cooperação diplomática bilateral remota a 1985.

Também hoje, numa outra mensagem dirigida ao seu homólogo sul-coreano, Yoon Suk-Yeol, por ocasião do aniversário da Independência Nacional da República da Coreia, o Chefe de Estado angolano enaltece as realizações alcançadas por aquele país da Ásia Oriental.

João Lourenço reconhece que o Governo coreano vem projectando ao mundo uma “apreciável pujança”, tornando a Coreia do Sul numa referência importante no concerto das nações desenvolvidas do mundo.

“Aproveito este momento sublime para expressar que a Republica de Angola está empenhada em estabelecer sinergias com a Coreia, que favoreçam a potencialização das capacidades e os recursos dos nossos dois países, para a satisfação dos anseios dos nossos povos “,  lê-se na missiva.

Cooperação Angola/Coreia

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1992, Angola e a Coreia Sul têm desenvolvido parcerias económicas mutuamente vantajosas através da implementação de projectos nos variados domínios.

Os instrumentos legais entre os dois países enquadram-se no Acordo Geral de Cooperação Económica e Técnico-Científica, assinado a 2 de Julho de 1993.

FacebookTwitterGoogle+