Cimeira da SADC felicita João Lourenço

PRESIDENTE DA REPÚBLICA- JOÃO LOURENÇO NA SESSÃO DE ABERTURA DA CIMEIRA DA SADC FOTO: ALBERTO JULIAO

PRESIDENTE DA REPÚBLICA- JOÃO LOURENÇO NA SESSÃO DE ABERTURA DA CIMEIRA DA SADC FOTO: ALBERTO JULIAO

18 Agosto de 2018 | 13h55 – Actualizado em 18 Agosto de 2018 | 13h54

A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) felicitou hoje, sábado, em Windhoek, o Presidente angolano, João Lourenço, pela vitória nas ultimas eleições de 23 de Agosto de 2017.

A felicitação está contida no comunicado final na reunião dos líderes daquele bloco regional decorrida de 17 a 18 na capital namibiana, que contou com a presença do presidente angolano.

Saudou ainda João Lourenço “pela sua excelente liderança durante um ano, na condução das questões do Órgão de Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança.

A Cimeira endossou o 23 de Março como data da comemoração do dia da libertação da África austral.

A data é dedicada à batalha do Cuito Cuanavale, travada na província angolana do Cuando Cubango, em 1988, entre o Exército angolano, ajudado pelas forças cubanas, e as tropas invasoras do antigo regime do apartheid vigente na África do Sul.

O comunicado de 35 pontos ligados a implementação de projectos que poderão alavancar no futuro o progresso social, económico e político dos Estados membro, felicita igualmente a República do Zimbabwe por ter realizado eleições.

Com relação as eleições no Zimbabwe, os líderes da SADC apelam a todos intervenientes nesse país a manterem a tranquilidade, enquanto o processo judicial relativo aos resultados eleitorais corre os devidos trâmites junto dos tribunais competentes.

Exortaram também a comunidade internacional a levantar as sanções impostas contra o Zimbabwe e apoiar os seus esforços de desenvolvimento económico e social.

Quanto a República Democrática do Congo (RDC), o encontro saudou o seu Presidente, Joseph Kabila, e o seu governo por defenderem a Constituição local.

Notou que o governo da RDC continuará a dar o financiamento necessário para a cobertura das necessidades financeiras e logísticas para permitir a realização de eleições pacíficas e credíveis.

As eleições terão lugar a Dezembro deste ano.

Integram a SADC, África do Sul, Botswana, Namíbia, Tanzânia, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malawi, Swazilândia, Lesotho, Zimbabwe, Madagáscar, Moçambique e Zâmbia.

FacebookTwitterGoogle+